Características do fauvismo: quais são, exemplos e artistas

Características do fauvismo: quais são, exemplos e artistas

Cores fortes, formas simplificadas e movimento vanguardista são as mais marcantes características do fauvismo. Juntas elas compõem imagens com aspecto de “desenho de criança” e quebram o padrão estético da arte tradicional.

Acompanhe agora um resumo que conta a história desta corrente vanguardista, bem como seus artistas mais marcantes, com destaque para a brevidade e importância do movimento. Vamos lá?

Origem do fauvismo 

O fauvismo surgiu no mesmo contexto histórico em que se sucediam impressionismo e pós impressionismo. Seu surgimento está associado à nação francesa do século XX, com pouco tempo de duração: entre 1905 e 1907.

Surpreendentemente, mesmo com um intervalo de tempo tão curto, a ideia fauvista marcou a história da arte a ponto de tornar-se relevante para os vestibulares e para a compreensão do homem e sociedade do início dos anos 1900, antes dos principais conflitos internacionais.

Os artistas que posteriormente seriam chamados de fauvistas, introduziram seus ideais na comunidade artística aos poucos, com algumas exposições pela cidade de Paris. 

Em uma dessas aparições públicas, no “Salão dos Independentes” parisiense, um crítico de arte chamado Louis Vauxcelles observou uma concentração de obras com características “estranhas” ao redor da escultura de um menino. Dada a estranheza causada pelas imagens, ele denominou os artistas responsáveis como “Les Fauves”, que significa “as feras”.

A partir de uma radicalização da palavra francesa, o movimento ficou historicamente conhecido como fauvismo. Como a arte de feras, de coisas estranhas, de selvagens, que fogem ao dito padrão normal. 

Atualmente, entende que uma das características do fauvismo, em termos de contexto quanto a história da arte, é a não coesão do movimento. Observa-se que o agrupamento das obras foi feito a partir da semelhança entre elas, em termos de técnica, escala cromática e ideais por trás da tela.

Características do fauvismo

Primitivismo

Seguindo o mesmo princípio que seus antecessores impressionistas e pós impressionistas, os artistas do fauvismo utilizavam massivamente as cores puras em suas obras. Porém, essa disposição acontece de maneira diferente em cada uma das correntes.

Enquanto as primeiras adicionam informações científicas, como a óptica geométrica, para justificar a importância do sentido visual para a harmonização das cores primárias pintadas, em um caminho de construção subjetiva da obra, os fauvistas buscavam uma estética primitivista.

Por isso, umas das características do fauvismo mais citadas é sua semelhança com desenhos infantis. É como a conexão do homem com seu estado natural mais rudimentar, em que tudo ocorre simplificadamente, entretanto, isso não indica que mensagens não sejam transmitidas.

Pintura não tradicional

Na verdade é uma estética que foge dos padrões tradicionais, por isso causa espanto e traz uma inovação. Nesse sentido, observa-se a construção de uma arte mais livre, com mensagens mais simples, pautadas em uma quebra de expectativas e aumento da liberdade de expressão do artista. 

Em seus ideais, os temas retratados não tinham caráter crítico, político, social, como em outros movimentos artísticos. Na verdade, os assuntos eram leves, cotidianos e destituídos da racionalidade pragmática.

Simplificação das formas 

Destacada entre as características do fauvismo, a simplificação das formas aparece como contornos simples e linhas esparsas. A delimitação das figuras ficava, então, a cargo do emprego de cores.

Ou seja, a percepção de um objeto na pintura não se dava por um limite “preto” mercado, mas por uma diferença de cores puras entre aquele corpo e o ambiente em sua proximidade.

De modo semelhante, as ideias de volume e profundidade também podem ser marcadas com a graduação de tons ou mudança abrupta de cores puras, conforme a necessidade do pintor em cada porção de sua tela.

Aliado a esse processo, eram empregadas pinceladas largas e livres, que contribuem para a construção da imagem a partir de um espectro tão marcante de coloração.

Cores vibrantes 

Tão preocupados com o sentido visual, os artistas que constituíram as características do fauvismo empregaram cores vibrantes que permitem a distinção da vanguarda frente a outros movimentos.

Tons fortes e destacados como laranja, amarelo, vermelho e roxo estão massivamente presentes nas obras fauvistas, como você pode observar na imagem abaixo. Esta é a tela “Le Bonheur de Vivre — A Alegria de Viver” produzida por Henri Matisse, um dos principais artistas do fauvismo: 

características do fauvismo - a alegria de viver (Matisse)
Imagem: Reprodução/Wikimedia

É válido ressaltar que havia uma busca pelo equilíbrio das cores, apesar de serem fortes. A subjetividade do artista e do interlocutor, presente nas obras de arte, eram um foco para os fauvistas. Assim, a interpretação da tela por meio dos órgãos do sentido e dos sentimentos vitais tornou-se um alvo da corrente artística.

Características do fauvismo: a importância de Henri Matisse

Os artistas do fauvismo foram influenciados, principalmente, pelos movimentos impressionistas e pós impressionistas, com pintores como Vincent Van Gogh e Paul Gauguin, que já traziam obras que fugiam do tradicionalismo clássico. 

Em termos de importância numerosa e teórica para a o movimento, o artista mais notável é Henri Matisse, que será abordado no tópico abaixo:

Henri Matisse (1869-1954)

Reconhecido como o mais importante pintor da escola “Le Fauve” (fauvismo), o pintor também é agregado com aqueles citados anteriormente, que compunham o panorama do impressionismo e suas vertentes.

Os estudiosos da arte entendem que o pintor possuía um pleno domínio sobre a expressividade das cores e sabia aplicá-las de maneira única e excepcional, fato que conferia muita identidade e valor às suas telas. 

Veja, a seguir, a pintura “Dance”, de 1910. Essa é uma das tela mais famosas de Matisse, além de que também é utilizada como símbolo do fauvismo ao redor do mundo:

características do fauvismo - dança (Matisse)
Imagem: Reprodução/Wikiart

Observe, na figura, o não compromisso com a representação realista dos personagens — outra marcante característica do fauvismo, o que acentua o grau de liberdade da pintura e da expressão criativa. 

Aprenda mais sobre a história da arte com a Coruja!

No curso Enem do Estratégia Vestibulares você encontra um panorama completo sobre o contexto histórico, social, político e características dos principais movimentos artísticos. 

Tudo isso fornecido em materiais digitais, com aulas gravadas, ao vivo, fórum de dúvidas e muito mais! Conte com o Estratégia na sua jornada pré prova hoje mesmo. Não perca tempo, clique no banner e saiba mais! 

CTA curso Enem
Você pode gostar também