Logo depois da formatura na graduação vem a pergunta: E aí, vai fazer pós-graduação? A decisão é importante e para entender melhor os cursos dessa etapa, o Portal Estratégia Vestibulares te explica, a seguir, a diferença entre Mestrado e Doutorado e as características de cada um dos cursos. Confira:
Leia também:
+ Faculdade, centro universitário ou universidade: qual é a diferença?
+ Qual é a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?
+ Técnico, tecnólogo ou profissionalizante: qual é a diferença?
Navegue pelo conteúdo
O que é Mestrado?
O Mestrado é um curso de pós-graduação do tipo stricto sensu, ou seja, é focado em pesquisa e produção de conhecimento acadêmico. A duração média de um Mestrado é de dois anos, e o estudante escolhe um tema de pesquisa sobre o qual escreverá e defenderá uma dissertação ao fim do curso, para receber o título de Mestre na área.
Há duas modalidades de Mestrado: o acadêmico e o profissional e em ambos os casos é necesspario ter um professor orientador. Como os nomes sugerem, o Mestrado acadêmico é voltado para a formação de professores universitários e pesquisadores, enquanto o Mestrado profissional busca aplicar o conhecimento científico no mercado de trabalho.
Para ingressar no Mestrado, o estudante precisa, obrigatoriamente, ter concluído um curso de graduação, seja ele de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Além disso, é possível ingressar em um curso de Mestrado de uma área diferente daquela que foi estudada na graduação.
Mestrado: exemplos
- Ela é formada em licenciatura em História e está cursando Mestrado em História do Cinema;
- Há cursos de Mestrado disponíveis em instituições públicas e privadas.
- O Mestrado está, necessariamente, entre a graduação e o Doutorado.
O que é Doutorado?
Assim como o Mestrado, o Doutorado é um curso de pós-graduação stricto sensu, que foca em pesquisa e produção de conhecimento acadêmico. A duração do curso varia de quatro a cinco anos, e, ao fim, o doutorando precisa defender uma tese original e inédita sobre seu objeto de pesquisa, para receber o título de Doutor no assunto.
Para ingressar no doutorado, é necessário o diploma da graduação, o título de Mestre e ter um professor orientador. Nesta etapa, não é preciso seguir pesquisando na mesma área do conhecimento da graudção ou do Mestrado. Após a defesa e aprovação da tese, o Doutor pode trabalhar como pesquisador e professor universitário.
Doutorado: exemplos
- Agora que concluí o Doutorado, penso em ingressar no Pós-Doutorado fora do País.
- Depois do Doutorado, ela irá trabalhar como pesquisadora na área.
- Todos os professores do Departamento de Ciências Humanas têm, no mínimo, o Doutorado completo.
Qual é a diferença entre Mestrado e Doutorado?
Os dois cursos de pós-graduação correspondem a diferentes níveis de estudos, um antecedendo o outro, obrigatoriamente. Enquanto o Mestrado tem um aprofundamento menor na pesquisa, com duração de dois anos, o Doutorado é mais avançado, com até cinco anos de duração.
Além disso, a dissertação do Mestrado não precisa ser uma conclusão inédita, sendo aceita até apenas uma nova reflexão sobre o tema. Já a tese do Doutorado, por sua vez, precisa trazer uma contribuição totalmente nova à área de pesquisa.
Leia mais sobre diferenças entre palavras
- Gramática ou ortografia: qual é a diferença?
- Resumo ou resenha: qual é a diferença?
- Efeito estufa ou aquecimento global: qual é a diferença?
- Mitologia ou filosofia: qual é a diferença?
- Infecção ou inflamação: qual é a diferença?
- Massa ou peso: qual é a diferença?
- Clima ou tempo: qual é a diferença?
- Artéria ou veia: qual é a diferença?
- Faculdade, centro universitário ou universidade: qual é a diferença?
- Enem ou vestibular: qual é a diferença?
Estude com o Estratégia Vestibulares
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem em diversos vestibulares, no Encceja e no Enem.
E para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos sobre diversos vestibulares, além do Encceja e do Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!