13 questões sobre Ética na Filosofia que já caíram nos vestibulares e no Enem

13 questões sobre Ética na Filosofia que já caíram nos vestibulares e no Enem

Confira a lista de exercícios sobre o tema e melhore sua preparação com o estudo por resolução de itens

A palavra “Ética” significa, no grego antigo, “costume” ou “caráter”, e expressa um conjunto de valores e padrões morais de um grupo ou indivíduo. Na Filosofia, a Ética é a área responsável pelos estudos do modo de agir e dos conceitos morais dos seres humanos.

No texto a seguir, você entende como o assunto é cobrado nas provas, a partir de uma lista de questões sobre Ética na Filosofia que já caíram nos vestibulares. Confira:

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Universidade de Caxias do Sul (UCS) 2024

Conquista Espacial

Há vida fora da Terra? Podemos colonizar outros planetas, inclusive fora do Sistema Solar? São vários os questionamentos, quando se discute sobre a conquista do espaço. Em outubro de 1957, a URSS consegue lançar o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik 1, e, logo em seguida, o Sputnik 2 leva para o espaço o primeiro ser vivo, a cachorra Laika. Em 1969, o homem pisa na Lua – “Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade” (Neil Armstrong). De fato, a pesquisa espacial abriu portas para a expansão em várias áreas e setores. Em breve, provavelmente, você também poderá ser um turista espacial.

A conquista do espaço tem sido uma epopeia de avanços científicos e sacrifícios humanos grandiosos. Mas, como na maioria das descobertas científicas, ela também contou com a participação fundamental de animais, que, há muito, são a tropa de choque em pesquisas experimentais. Embora tivessem a pretensão de viajar acima da atmosfera em direção à Lua e aos planetas, os seres humanos tinham dúvidas sobre sua capacidade de sobrevivência em tal empreendimento. Assim, em 3 de novembro de 1957, Laika, uma vira-lata apanhada nas ruas de Moscou, começou a fornecer as respostas, quando a União Soviética a lançou em órbita a bordo do Sputnik 2.

O cenário acima expõe uma problemática extensamente debatida por muitos filósofos contemporâneos, dentre os quais Peter Singer. Em sua obra “Libertação Animal” (1975), o filósofo se filia a uma versão da teoria moral utilitarista, segundo a qual todos os animais merecem igual respeito e consideração em virtude de sua natureza senciente.

Disponível em: https://time.com/animals-space-pioneers/. Acesso em: 2 ago. 2023. (Parcial e adaptado.)

De acordo com a doutrina utilitarista, é correto afirmar que

A) o indivíduo deve agir com vistas a realizar aquilo que é de seu autointeresse, uma vez que esse é o motivo subjacente a toda ação humana.

B) a questão moral fundamental diz respeito aos traços de caráter que os sujeitos formam a partir da prática reiterada de ações virtuosas.

C) as normas morais universais podem ser justificadas com base na argumentação racional do discurso prático, se um conjunto de critérios formais for atendido.

D) os seres humanos devem seguir o curso de ação que maximiza a soma total de bem-estar no universo e que resulte nas melhores consequências de forma imparcial e impessoal.

E) os seres humanos possuem um valor intrínseco, fundado em sua natureza racional, que proíbe que certas ações sejam realizadas e obriga que certos deveres sejam cumpridos.

Resolução: A alternativa D está correta.

Universidade Estadual do Ceará (Uece) 2024

“Em entrevista coletiva neste domingo, (18 [de fevereiro de 2024]), o presidente Lula comparou o massacre promovido pelas forças militares de Israel contra a população na faixa de Gaza ao genocídio promovido por Adolf Hitler contra os judeus na Segunda Guerra Mundial. ‘Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus’, afirmou o presidente antes de deixar a Etiópia, país onde ele participou da 37a Cúpula da União Africana.”

Brasil de Fato. Lula compara massacre em Gaza a genocídio de judeus por Hitler. In: https://www.brasildefato.com.br/2024/02/18/lula-compara-massacre-em-gaza-a-genocidio-de-judeus-por-hitler. Acessado em 30/04/2024.

A posição do Chefe do Estado brasileiro de que ocorre um genocídio de palestinos em Gaza chamou atenção para o conceito de genocídio. A Convenção sobre a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio foi o primeiro tratado de direitos humanos aprovado pela assembleia geral da ONU, em 1948.

Essa Convenção considera genocídio

A) quando crianças e mulheres morrem em consequência dos combates.

B) sempre que se ataca e destrói a infraestrutura de cidades, regiões ou país.

C) mortes e danos a pessoas por sua nacionalidade, etnia, raça ou religião.

D) o uso desproporcional de força contra um inimigo militarmente frágil.

Resolução: A alternativa C está correta. “Genocídio” significa promover a morte de uma população devido à sua nacionalidade, etnia, raça ou religião.
Para responder à questão, bastaria considerar o significado da palavra “genocídio”. Segundo a Convenção sobre a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio, entende-se por genocídio qualquer dos seguintes atos, com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, tais como:

● assassinato de membros do grupo;
● dano grave à integridade física ou mental de membros do grupo;
● submissão intencional do grupo a condições de existência que lhe ocasionem a destruição física total ou parcial.

Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) 2024

“Consideremos um objeto fabricado, como, por exemplo, um livro ou um corta-papel; esse objeto foi fabricado por um artífice que se inspirou num conceito; tinha, como referências, o conceito de corta-papel assim como determinada técnica de produção, que faz parte do conceito e que, no fundo, é uma receita. Desse modo, o corta-papel é, simultaneamente, um objeto que é produzido de certa maneira e que, por outro lado, tem uma utilidade definida: seria impossível imaginarmos um homem que produzisse um corta-papel sem saber para que tal objeto serviria. Podemos assim afirmar que, no caso do corta-papel, a essência – ou seja, o conjunto das técnicas e das qualidades que permitem a sua produção e definição – precede a existência”.

SARTRE, Jean-Paul. “O existencialismo é um humanismo”. Antologia de textos filosóficos. Jairo Marçal (Org.). Curitiba: SEED, 2009.

Considerando o trecho acima e seus conhecimentos sobre as teses fundamentais do existencialismo sartreano, assinale a alternativa CORRETA:

A) Na filosofia de Sartre, o homem é o que a sociedade faz dele.

B) A responsabilidade pela existência é compartilhada: Deus, que é o Em-si, determina o ser do Para-si (ser humano), e a sociedade lhe impõe projetos, tendências e o governa, quando abandona a fé.

C) Para Sartre, o ser humano é o que faz do que fizeram com ele; sua existência precede a essência.

D) Desde o Ser e o Nada, o existencialismo se torna uma filosofia pessimista, que considera o homem sob o mesmo modo de ser dos utensílios: é o nada que se mistura com o ser.

E) Para Sartre, o ser humano é o que fizeram do que ele fez; a essência precede sua existência.

Resolução: A alternativa C está correta.

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) 2024

“Como justificar que somos uma humanidade se mais de 70% estão totalmente alienados do mínimo exercício de ser? A modernização jogou essa gente do campo e da floresta para viver em favelas e em periferias, para virar mão de obra em centros urbanos. Essas pessoas foram arrancadas de seus coletivos, de seus lugares de origem, e jogadas nesse liquidificador chamado humanidade.”

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 9.

No trecho citado, o indígena Ailton Krenak problematiza o chamado Antropoceno – categoria criada pelo químico neerlandês Paul Crutzen (Prêmio Nobel de Química em 1995). Qual das alternativas caracteriza o que o filósofo indígena denomina de Antropoceno?

A) Uma era marcada pelos avanços científicos e tecnológicos que, em si mesmos, oportunizam a completa superação dos dilemas humanos.

B) Um período da história evolutiva da humanidade que remete ao progresso filogenético do gênero humano.

C) Uma era, inaugurada com a modernidade, marcada pela exploração predatória e indiscriminada dos recursos naturais e a expropriação de grupos e comunidades.

D) Uma era geológica em que o gênero humano alcançará a superação das desigualdades sociais, políticas e econômicas.

E) Uma nova época geológica marcada pelas contribuições do gênero humano ao meio ambiente e à sua preservação.

Resolução: A alternativa C está correta.

Universidade Estadual de Londrina (UEL) 2024

Leia o texto a seguir.

Segue, pois, esta sã e salutar forma de vida: concede ao corpo apenas o que for suficiente para um bom estado de saúde. É necessário tratá-lo com severidade para que não desobedeça à mente: a comida deve acalmar a fome, o beber, a sede, as roupas devem proteger do frio, a casa, ser abrigo contra o mau tempo. Não importa se foi construída com taipa ou com mármore importado: saiba que um teto de palha abriga o homem tão bem quanto o de ouro. Despreza tudo o que um trabalho supérfluo estabelece como enfeite e requinte; pensa que nada é extraordinário a não ser a alma e que, para uma alma grande, nada é grande.

SÊNECA, Lúcio Aneu. Da solidão dos filósofos. In Aprendendo a viver. Cartas a Lucílio. Trad. Lúcia Sá Rebello e Ellen Itanajara Neves Vranas. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011. p. 18.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre Sêneca, filósofo da Roma imperial, assinale a alternativa correta.

A) Uma vida de prazeres corporais e de acúmulo de bens é o ideal do sábio estoico.

B) A alma é imortal e pura, mas o corpo precisa ser martirizado, já que é origem de todo mal humano.

C) A saúde do corpo e da alma depende da fortuna, sem a qual os seres humanos não chegam à virtude.

D) O equilíbrio da alma e a saúde física são inspirados no cuidado de si socrático.

E) O bem humano consiste em uma vida de ativa participação política e sucesso.

Resolução: A alternativa D está correta.

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) 2024

Como a moral, portanto, tem uma influência sobre as ações e os afetos, segue-se que não pode ser derivada da razão, porque a razão sozinha, como já provamos, nunca poderia ter tal influência. A moral desperta paixões, e produz ou impede ações. A razão, por si só, é inteiramente impotente quanto a esse aspecto. As regras da moral, portanto, não são conclusões da razão.

HUME, David. Tratado sobre a natureza humana. São Paulo: Edunesp, 2009, p. 497.

Sobre a teoria do sentimento moral de David Hume é INCORRETO afirmar.

A) A razão é escrava das paixões.

B) A teoria moral de Hume privilegia os sentimentos em detrimento da razão.

C) O agir moral depende de princípios racionais bem fundamentados.

D) As regras da moral não provêm da razão.

E) Nossas paixões e sentimentos influenciam diretamente o nosso agir.

Resolução: A alternativa C está correta.

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Universidade de Brasília (UnB) 2024

A gravidade da situação que hoje atravessamos não se deve unicamente ao fato de que temos de lidar com a ameaça da destruição de nossos recursos mais vitais: da água, do ar, das espécies vegetais e animais. O momento é grave, de modo mais essencial, porque o homem esqueceu a riqueza do que pode significar ser um ser humano. A tentativa de afirmar um poderio sem limites sobre as coisas ⏤ o projeto de estabelecer-se como tirano da vida ⏤ redunda em seu isolamento, em rompimento do diálogo com a natureza, em perda da referência da terra como abrigo.

Em outro nível, esse projeto está intimamente ligado aos ritmos da sociedade industrial. Cria-se a ilusão de que, embora existam desigualdades sociais evidentes demais para serem escamoteadas, todos os homens têm igual poderio sobre a natureza, de que todos, até os mais subjugados, têm o poder de subjugar as forças da natureza. Assim, o desequilíbrio ecológico e a planetarização de uma sociedade que, desenvolvendo-se sob a ideologia do individualismo e da pretensa igualdade de todos, caminha hoje para uma tecnocracia totalitária, são aspectos de um mesmo fenômeno.

Nancy M. Unger. Crise ecológica: a deserção do espaço comum. Revista Educação e Realidade, n. 34(3), set./dez. 2009, p.147-155 (com adaptações).

Tendo como referência o texto precedente, da filósofa Nancy Mangabeira Unger, julgue o próximo item.

Segundo a referida filósofa, o processo de destruição dos recursos naturais é resultado da riqueza de sermos seres humanos, que, por sua vez, nos distancia da natureza.

C) Certo.

E) Errado.

Resolução: A alternativa E está correta.

Universidade Estadual do Maranhão (Uema) 2024

A filósofa Hannah Arendt, em sua análise sobre o Mal, expõe dois tipos de pessoas e de ações. Ela toma como exemplo dois personagens da segunda guerra mundial para exemplificar tipos de ações praticadas contra o povo judeu. São: Adolf Hitler e Adolf Eichmann. Uma ação é a perseguição aos judeus que poderia não ser praticada por questão de crença e de princípios enraizados, mas, por motivos outros, fora da ação, apenas para obedecer a um comando, à regra determinada por um líder ou pelo Estado. Arendt identifica Adolf Eichmann, oficial de baixa patente do exército nazista, responsável por organizar a logística do transporte de judeus para os campos de concentração, como exemplo desse tipo de pessoa e de ação.

O tipo de Mal e a definição de ação praticados por Adolf Eichmann, de acordo com a filósofa Hannah Arendt, são, respectivamente,

A) Mal radical, porque a ação é fundamentada na crença.

B) Mal ontológico, porque acredita na ação como um ser.

C) Mal final, porque a crença espera o final da ação.

D) Mal banal, porque a ação é seguir regra das autoridades.

E) Mal cauteloso, quando a ação é feita por partes.

Resolução: A alternativa D está correta.

Universidade Estadual Paulista (Unip) 2024

Um imperativo adequado ao novo tipo de agir humano e voltado para o novo tipo de sujeito atuante deveria ser mais ou menos assim: “Aja de modo a que os efeitos da sua ação sejam compatíveis com a permanência de uma autêntica vida humana sobre a Terra”; ou, expresso negativamente: “Aja de modo a que os efeitos da sua ação não sejam destrutivos para a possibilidade futura de uma tal vida; ou, simplesmente: “Não ponha em perigo as condições necessárias para a conservação indefinida da humanidade sobre a  Terra”. O atual imperativo humano se estende em direção a um previsível futuro concreto, que constitui a dimensão inacabada de nossa responsabilidade.

(Hans Jonas. O princípio responsabilidade, 2006. Adaptado.)

Considerando o excerto e as atuais questões ambientais, Hans Jonas defende

A) o estabelecimento de uma ética normativa.

B) o planejamento de uma nova conferência mundial sobre o tema.

C) a fundamentação das decisões individuais isoladas.

D) a manutenção dos impactos humanos na natureza.

E) a constituição de um órgão intergovernamental.

Resolução: A alternativa A está correta.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2024

Excerto 1

Quase todos estão de acordo que a felicidade é o maior de todos os bens que se pode alcançar pela ação; diferem, porém, quanto ao que seja a felicidade. A julgar pela vida que os homens levam em geral, a maioria deles, e os homens de tipo mais vulgar, parecem identificar o bem ou a felicidade com o prazer, e por isso amam a vida dos gozos.

(Adaptado de: Aristóteles. Ética a Nicomaco, Livro I, seções 4 e 5.)

Excerto 2

O conhecimento seguro dos desejos leva a direcionar toda a escolha e toda recusa para a saúde do corpo e para a serenidade do espírito, visto que essa é a finalidade da vida feliz. O prazer é o início e o fim de uma vida feliz. Embora o prazer seja nosso primeiro bem inato, nem por isso escolhemos qualquer prazer.

(Adaptado de: Epicuro. Carta sobre a felicidade. São Paulo: Editora UNESP, p. 35-37, 2002.)

Considerando os excertos dos filósofos gregos Aristóteles e Epicuro, ambos do século IV a.C., é possível afirmar que

A) Aristóteles e Epicuro sustentam a ideia de que há relação entre a felicidade e o prazer, pois ambos entendem que o prazer é o início e o fim de uma vida feliz.

B) diferentemente de Aristóteles, Epicuro defende que a felicidade consiste na realização irrestrita dos nossos desejos, uma vez que o prazer é o início e o fim de uma vida feliz.

C) tanto Aristóteles quanto Epicuro – ainda que com concepções éticas distintas – entendem que não há uma identificação imediata entre felicidade e prazer.

D) Aristóteles e Epicuro concordam entre si e discordam daqueles que pensam que a felicidade seja o maior dos bens que se possa alcançar pela ação.

Resolução: A alternativa C está correta. Ambos os filósofos relacionam felicidade e prazer, mas cada um de maneira distinta e com nuances importantes. Aristóteles critica a visão simplista de que prazer é igual a felicidade, enquanto Epicuro define uma abordagem mais seletiva ao prazer.

Universidade Federal do Paraná (UFPR) 2024 

No Tratado da Tolerância, Voltaire argumenta que a condenação de Jean Calas à morte, em 9 de março de 1762, foi um erro judiciário fomentado pela intolerância. Levando em consideração essa obra, assinale a alternativa que corresponde à posição de Voltaire diante desse acontecimento. 

A) Os algozes de Jean Calas devem ser tolerados, pois a tolerância é a melhor forma de combater a intolerância.

B) A pena de morte deve ser abolida, uma vez que o sistema judiciário está sujeito a erros.

C) A intolerância é um crime passível de punição, pois coloca em risco a sociedade. 

D) O Estado deve evitar a multiplicação de seitas religiosas, a fim de combater a intolerância. 

E) A intolerância é um mal inerente à natureza humana, estando presente em todas as épocas e lugares.

Resolução: A alternativa C está correta.

Universidade do Estado do Amazonas (UEA) 2023

Queimada, agora, é uma modalidade esportiva oficial no Distrito Federal. Não é brincadeira. A atividade de criança virou esporte em Brasília devido à sanção de uma lei que estabelece a medida. O presidente da Federação Mundial de Queimada descreve os ambiciosos planos da modalidade: ‘Virar um esporte olímpico é o objetivo final, mas isso é em longuíssimo prazo. Para começar o processo, nós precisamos unificar o esporte e criar federações e organizações em cada país”.

(“Lei distrital quer transformar queimada em esporte olímpico”. https://blogs.correiobraziliense.com.br, 03.12.2020. Adaptado.)

A aprovação da lei sobre a Queimada no Distrito Federal, descrita no excerto, representa

A) a inserção da modalidade na tradição cultural brasileira.

B) a rejeição do potencial econômico da modalidade.

C) a aceitação imediata da modalidade como esporte olímpico.

D) a valorização da modalidade pelo poder público brasiliense.

E) a profissionalização dos jogadores da modalidade no país.

Resolução: A alternativa D está correta.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023

Estudiosos do Instituto de Antropologia Evolucionária de Leipzig, na Alemanha, colocaram um chimpanzé em um quarto com a visão de suculentos pedaços de comida trancados dentro de um armário. A um segundo chimpanzé era dada, então, a oportunidade de liberar a comida, porém, sem usufruir dela. Em aproximadamente 80% das vezes, eles tomaram a decisão mais caridosa e liberaram o alimento para o outro chimpanzé.

Estudos mostram caridade no mundo animal. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 17 out. 2021.

Considerando nossa relação com outros, o experimento envolvendo os chimpanzés ilustra qual tipo de comportamento moral humano?

A) Hedonista, anseia o prazer pessoal.

B) Altruísta, promove o bem-estar imparcial.

C) Retributivo, busca um retorno equivalente.

D) Deontológico, cumpre uma obrigação formal.

E) Meritocrático, valoriza o merecimento individual.

Resolução: A alternativa B está correta. O termo altruísmo foi criado por Auguste Comte para designar uma atitude solidária oposta ao egoísmo. Se o chimpanzé libera comida para outro sem ganhar nada com isso, ele está sendo solidário ao outro. Além disso, a ação é imparcial, porque o chimpanzé não leva em consideração quem é o outro que irá ganhar com sua ação.

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