Planária: o que é, características e como são classificadas

Planária: o que é, características e como são classificadas

“Planária, você não engana. Você excreta por células flama…” Hoje é dia de falar sobre a planária! Estamos acostumados a pensar nas planárias como no primeiro vídeo, né? Mas elas podem ser super coloridas e chamativas. O Estratégia Vestibulares traz para você o que você precisa saber sobre este platelminto!

O que é um platelminto?

Os platelmintos são vermes que têm o corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy: ‘achatado’; e helmin: ‘verme’). Estima-se que hajam mais de 15 mil espécies de platelmintos em todo o mundo.

Eles vivem, principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos. Alguns platelmintos têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.

O que é Planária?

As planárias fazem parte do filo dos platelmintos (vermes achatados) de vida livre (turbelários). Eles se distribuem em ambientes marinhos, mas também ocorrem em ambientes terrestres e de água doce. A maioria das espécies é predadora e bentônica.

As planárias possuem corpo triploblástico, coberto por uma epiderme composta de células ciliadas com função sensorial e de locomoção. A camada muscular subjacente à epiderme se subdivide em músculos circulares e longitudinais, que torcem e viram o corpo.

Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, a planária pode ser encontrada em córregos, lagos e lugares úmidos. Elas locomovem-se com ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros exemplos.

As planárias não têm celoma (cavidade abdominal) e os órgãos vitais são muito simples. O sistema digestivo é simples e composto apenas pela boca (usada tanto para ingestão quanto para egestão) e intestino.

A digestão é feita inicialmente no exterior das células através de enzimas e posteriormente no interior de células especializadas. O sistema nervoso, em forma de rede, é centrado num cérebro ganglionar. Possuem ocelos com função fotorreceptora.

A reprodução pode ser feita de forma assexuada e quase todos os Turbellaria são hermafroditas. Isso significa que uma planária adulta apresenta tanto o sistema genital masculino quanto o feminino.

Abraço,

Professora Bruna Klassa.

Instagram: @profbrunaklassa

CTA curso Enem
Você pode gostar também