O que acontece se eu faltar ao Enem?

O que acontece se eu faltar ao Enem?

Você já sabe o que fazer em caso de ausência no Enem? Aqui você confere todas as informações para saber como justificar sua falta!

Com taxa de abstenção de 51,5% no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, você sabia que o Ministério da Educação (MEC) adotou punição para os candidatos isentos que faltarem à prova, com o objetivo de diminuir o número de faltas?

📢 Saiba mais
> Gabarito Enem 2023: correção do 1º dia de prova
> Tema de redação Enem 2023: invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que acontece se eu faltar ao Enem?

O Enem é uma das maiores formas de ingresso para estudantes acessarem Instituições de Ensino Superior. Assim, é um exame muito concorrido e, principalmente para os candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, é importante que não faltem nos dias de prova. Veja os tipos de ausência e as punições adotadas:

Candidato isento da taxa de inscrição

De acordo com o MEC, quem é beneficiado com a isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 mas não compareceu à prova, só poderá solicitar a isenção no Enem 2024 mediante a justificativa da ausência. Portanto, se o candidato recebeu isenção do pagamento da taxa de inscrição e faltou ao Enem, e não justificou sua ausência, não poderia ser isento na edição seguinte.

Vale ressaltar que, para abonar a falta e conseguir isenção novamente, o candidato deve justificar a ausência no ato de inscrição. Dessa maneira, o MEC realizará uma análise para determinar se o candidato recebe a isenção da taxa de inscrição novamente.

Quem pode solicitar isenção da taxa de inscrição?

Se você quer receber a gratuidade da taxa de inscrição do Enem, precisa cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos, listados pelo Inep: 

  • Estar no último ano do Ensino Médio de uma escola pública, registrada no Censo Escolar;
  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública, caso já tenha se formado, e ter renda per capita igual de até um salário mínimo e meio; ou
  • Ter renda per capita familiar de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos, além de ter o Número de Identificação (NIS) registrado. 

Candidato pagante

Já o candidato pagante inscrito no Enem que não puder comparecer à prova não recebe nenhuma punição, visto que as medidas instituídas são adotadas para evitar gastos com aqueles que não pagaram a taxa de inscrição.

Candidato com coronavírus

Além disso, com a pandemia de Covid-19, os candidatos infectados pelo Coronavírus ou por qualquer doença infecciosa nos dias de aplicação de prova, podem recorrer à reaplicação do Enem, mediante comprovação com os documentos listados acima.

Como justificar a ausência?

Entretanto, imprevistos acontecem e os candidatos podem comprovar e justificar sua falta no Enem por meio da Página do Participante. Para isso, o participante deve conter documentos que comprovem o motivo de sua falta. Confira abaixo os documentos aceitos de acordo com cada justificativa:

  • Acidente de trânsito: Boletim de ocorrência policial
  • Assalto ou Furto: Boletim de ocorrência policial
  • Atividade curricular: Declaração assinada
  • Casamento: Certidão de Casamento
  • Deslocamento a trabalho: Declaração de atividade profissional 
  • Emergência médica: Atestado médico ou odontológico legível
  • Intercâmbio acadêmico: Documento assinado pela instituição de ensino 
  • Maternidade ou Paternidade: Certidão de Nascimento ou de adoção legível
  • Morte na família: Certidão de óbito do cônjuge ou familiar próximo
  • Privação ou liberdade: Mandado de prisão ou documento que ateste privação de liberdade
  • Trabalho: Declaração de exercício profissional

Os candidatos que faltaram nos dois dias consecutivos do Enem, não podem participar dos processos seletivos. Já aqueles que faltaram em apenas um dos dias de prova, podem participar, desde que não tenham zerado a redação. Ou seja, é possível justificar a falta apenas no segundo dia de prova, que não possui a redação.

Tem mais alguma dúvida a respeito do Enem? Acompanhe o Estratégia Vestibulares e fique por dentro de todas as novidades. Aqui você encontra textos, cursos e simulados preparatórios que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA curso Enem

Saiba mais sobre o Enem

Você pode gostar também
o que é um treineiro no enem
Leia mais

O que é um treineiro no Enem?

As inscrições para o Exame vão de 05 a 16 de junho; entenda como funciona a modalidade de autoavaliação
qual é a taxa de inscrição do enem
Leia mais

Qual é a taxa de inscrição do Enem 2023?

Quer saber qual a taxa de inscrição do Enem 2022? Fique por dentro de todas as informações a respeito do valor, pagamento e isenção