Absolutismo

Absolutismo

Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém (em geral, um monarca) deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão. É uma organização política na qual o soberano concentrava todos os poderes do estado em suas mãos.

O Absolutismo foi um sistema político que sucedeu o feudalismo e se desenvolveu durante a transição da Idade Média para a Idade Moderna na Europa.

Durante a Idade Média, o feudalismo era dominante, caracterizado pela descentralização do poder, com senhores feudais controlando territórios e estabelecendo relações de vassalagem. Com o declínio do feudalismo, o Absolutismo emergiu, consolidando o poder nas mãos dos monarcas absolutos, como forma de centralizar o controle político e administrativo.

Os teóricos de relevo associados ao absolutismo incluem autores como Maquiavel, Jean Bodin, Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra, Bossuet e Thomas Hobbes. Esta ideia tem sido algumas vezes confundida com a doutrina do “Direito Divino dos Reis”, que defende que a autoridade do governante emana diretamente de Deus, e que não podem ser depostos a não ser por Deus, defendido por alguns absolutistas como Jean Bodin, Jaime I e Jacques Bossuet.

A Monarquia Absolutista nasce com Luís XIV de França, conhecido como “Rei-Sol”, logo após a morte do seu primeiro-ministro, em 9 de Março de 1661, o Cardeal Mazarino. E que, nessa altura, terá se voltado para o seu chanceler e declarado solenemente: :“Senhor, eu lhe pedi que se reunisse com meus ministros e secretários de Estado para dizer que até agora eu deixei o falecido senhor cardeal conduzir os assuntos de Estado; já é hora que eu próprio governe. Vocês me auxiliarão com seus conselhos, quando eu lhes pedir.” Em seguida, proibiu os ministros de expedir qualquer coisa sem sua ordem .

O período das Grandes Navegações, ocorrido nos séculos XV e XVI, coincidiu com a ascensão do mercantilismo, uma doutrina econômica que buscava o enriquecimento do Estado por meio do acúmulo de metais preciosos e do desenvolvimento de uma balança comercial favorável.

Os monarcas absolutos frequentemente apoiavam e financiavam expedições marítimas como parte dessa estratégia mercantilista. Assim, o Absolutismo, o Mercantilismo e as Grandes Navegações estão interligados como fenômenos históricos que moldaram a transição da Idade Média para a Idade Moderna na Europa.