Antropologia cultural

Antropologia cultural

A antropologia cultural e social é um ramo da antropologia que aborda com maior foco as questões de costumes, hábitos, linguagens e comportamentos dos seres humanos. 

Nesse sentido, os antropólogos tentam entender as visões de mundo que dão base para as mais diferentes sociedades, com todos os seus hábitos culinários, costumes religiosos, mitos, lendas, ditados, linguagens e dialetos, rituais, técnicas, saberes e práticas. 

A antropologia cultural é uma das quatro áreas da antropologia geral (four-field-approach), junto com a antropologia física (atualmente designada por antropologia biológica), a arqueologia e a linguística. A Antropologia Cultural estuda a diversidade cultural humana, tanto de grupos contemporâneos, como extintos. Diverge da antropologia social na medida em que o conceito de sociedade é mais abrangente que o de cultura.

Assim, o estudo da natureza do signo na comunicação humana tornou-se preocupação maior. O signo (ver Ferdinand de Saussure), em linguagem humana e, em representação iconográfica, o ícone (ver Charles Sanders Peirce), são pontos de partida para o desenvolvimento das disciplinas da antropologia oral ou da antropologia visual.

A criação desta disciplina revela ainda um avanço perante a antiga de oposição entre “cultura” e “natureza”, segundo a qual alguns humanos vivem num “estado natural” (de pura natureza). Sendo assim, a cultura é inseparável da “natureza humana” na medida em que qualquer pessoa têm a capacidade de classificar experiências, de as codificar. Por outro lado, enquanto expressão de pessoas vivendo em diferentes lugares, existem diferentes culturas em diferentes regiões geográficas.

O conceito de antropologia cultural relaciona-se com as ciências sociais ao pretender conhecer o Homem enquanto elemento integrante de grupos organizados. Ao pretender estudar a sua produção criativa, relaciona-se com as ciências humanas.