Artrópodes

Artrópodes

Os artrópodes são seres pertencentes ao reino animal, agrupados no filo Arthropoda. Esse termo surge a partir do grego, com o significado de pés (podos) articulados (arthros).

Atualmente, milhões de espécies do filo Arthropoda estão presentes no reino animal, distribuídos por diferentes regiões e ecossistemas. Existem artrópodes de hábitos terrestres, aquáticos, voadores, classificados em diferentes divisões, como veremos adiante. 

Essa ampla variedade de espécies e distribuição geográfica se dá pelo exoesqueleto característico do filo. Essa “capa protetora” impede a desidratação, confere maior estabilidade corporal e dá maior segurança em relação aos desgaste mecânicos, o que permite melhor adaptação a condições adversas.

São animais invertebrados, que também podem conter antenas, como nas formigas e baratas. De toda forma, o principal fator de união entre todos esses seres são os apêndices articulados: imagine as patas de uma barata, que têm uma  “dobra”, semelhante às articulações presentes em máquinas, ou até mesmo no corpo humano.

Os artrópodes podem ser classificados em: Aracnídeos, Crustáceos, Diplópodes, Insetos e Quilópodes.