Biogênese

Biogênese

A biogênese é a produção e o conjunto de formas de produção de novos organismos ou organelas vivas. Ao longo da história da humanidade várias foram as hipóteses que visavam a responder como surgem os seres da Terra.

Atualmente, a lei da biogênese, atribuída a Louis Pasteur, é resultante da observação de que seres vivos provêm apenas de outros seres vivos, através da reprodução. Ou seja, que seres vivos não se formam diretamente a partir de materiais não vivos em forma como proposta na geração espontânea. Este princípio é resumido pela frase em latim Omne vivum ex vivo, que significa “toda vida vem da vida”. Uma frase relacionada a esta é Omnis cellula ex cellula, “todas as células vem de células”, observação que é central à teoria celular.

O termo biogênese foi inicialmente criado por Henry Charlton Bastian com acepção de geração da vida a partir de materiais não vivos, entretanto Thomas Henry Huxley escolheu o termo abiogênese para tal fim e redefiniu a acepção de biogênese como sendo a vida se originando de vida preexistente. A acepção de Huxley é a acepção em vigor atualmente.

O termo abiogênese, geração de vida a partir de material não vivo, abarca hoje duas acepções: a associada à geração espontânea, descartada cientificamente, e a assim chamada abiogênese química, que ocorreu pelo menos uma vez na história da Terra,[4] ou do universo (ver panspermia), quando a primeira forma de vida se formou.

Veja também: