Calor

Calor

Calor é uma forma de transferência de energia térmica entre sistemas de diferentes temperaturas.

De acordo com a Lei da Conservação da Energia, a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante, e o calor é uma das maneiras pelas quais essa energia pode ser transferida.

A Lei Zero da Termodinâmica estabelece que dois sistemas em equilíbrio térmico com um terceiro estão em equilíbrio térmico entre si, o que implica que não há transferência líquida de calor entre eles.

A temperatura, medida em kelvin, é fundamental para compreender o conceito de calor, pois está relacionada ao movimento térmico das partículas.

O zero absoluto, representando a temperatura mais baixa possível, é crucial na análise de situações térmicas e na compreensão das transferências de calor em diferentes condições.

Em física, engenharia, e outras áreas da ciência e tecnologia, calor é energia que é transferida entre parcelas de matéria (incluindo sólidos, líquidos, gases, e plasmas) em contato, exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre elas.

No sistema métrico (SI), a unidade para expressar quantidades de energia — e, portanto, a quantidade de calor — é o joule (J). Outra unidade, usada principalmente em nutrição é a caloria, equivalente a 4184 joules.

Calor, no sentido técnico acima, não deve ser confundido com temperatura. Esta é geralmente expressa em graus Celsius (°C) ou, em textos científicos, em kelvins (K). Entretanto, os dois conceitos estão estreitamente relacionados.

Uma das leis fundamentais da termodinâmica é que, quando dois corpos estão em contato, o calor flui do que tem maior temperatura para o que tem menor temperatura, o que tende a fazer com que as temperaturas se aproximem uma da outra.

Fontes:

  • Cengel, Y. A., & Boles, M. A. (2014). “Thermodynamics: An Engineering Approach.” McGraw-Hill Education.
  • Tipler, P. A., & Mosca, G. (2008). “Physics for Scientists and Engineers.” W. H. Freeman.