Deriva genética

Deriva genética

Deriva genética, um conceito relacionado à Genética e Evolução, é o processo estocástico pelo qual as frequências alélicas em uma população mudam ao longo das gerações devido ao acaso. As características individuais da deriva genética envolvem variações aleatórias nas frequências de alelos em populações pequenas, o que pode levar à perda ou fixação de alelos em uma população ao longo do tempo.

Deriva genética, um conceito relacionado à Genética e Evolução, é o processo estocástico pelo qual as frequências alélicas em uma população mudam ao longo das gerações devido ao acaso.

A deriva genética acontece quando ocorrem transformações específicas no ecossistema, que permitem a sobrevivência de alguns indivíduos que não necessariamente são os mais adaptados à região.

As características individuais da deriva genética envolvem variações aleatórias nas frequências de alelos em populações pequenas, o que pode levar à perda ou fixação de alelos em uma população ao longo do tempo.

Diferente da seleção natural, que promove a adaptação dos organismos ao ambiente, a deriva genética ocorre independentemente da adaptabilidade do alelo e é mais pronunciada em populações pequenas. A deriva pode levar a uma redução na variabilidade genética de uma população e, em casos extremos, pode resultar na perda de alelos valiosos ou na fixação de alelos deletérios.

Fontes:

  1. FREEMAN, S.; HERRON, J.C. Análise Evolutiva. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  2. FUTUYMA, D.J. Biologia Evolutiva. 3. ed. Ribeirão Preto: Funpec, 2006.