Fase S

Fase S

A Fase S, ou fase de síntese, é uma etapa crucial no ciclo celular em que ocorre a replicação do DNA. Durante essa fase, as moléculas de DNA são duplicadas para garantir que cada célula filha resultante da divisão celular tenha uma cópia idêntica do material genético da célula-mãe. A Fase S é uma das fases da interfase, que compreende o período entre duas divisões celulares.

Durante a Fase S, os cromossomos, compostos por DNA e proteínas, são replicados, resultando em duas cromátides irmãs ligadas por um centrômero. Esse processo é crucial para a transmissão precisa da informação genética de uma geração celular para a próxima. A Fase S é seguida pela Fase G2, durante a qual a célula continua a se preparar para a divisão celular.

Fontes:

  • Lodish, H., Berk, A., Zipursky, S. L., Matsudaira, P., Baltimore, D., & Darnell, J. (2000). “Molecular Cell Biology.” W. H. Freeman.
  • Alberts, B., Johnson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., & Walter, P. (2002). “Molecular Biology of the Cell.” Garland Science.