Favelização

Favelização

A favelização é o processo de crescimento e desenvolvimento de favelas nos centros urbanos. Essa situação está intimamente relacionada com questões socioeconômicas e de segregação socioespacial.

Favela é um assentamento urbano informal densamente povoado caracterizado por moradias precárias e miséria.

Nesse caso, os indivíduos estão afastados da produção de informação, dos centros de economia e geração de emprego, não possuem transporte acessível e de qualidade, os recursos sanitários são precários, os postos de lazer são escassos. De forma que a realidade é completamente diferente dos pontos centrais da cidade.

Apesar das favelas diferirem em tamanho e em outras características de país para país, a maioria delas carece de serviços básicos, como saneamento, abastecimento de água potável, eletricidade, policiamento, corpo de bombeiros, além da falta de infraestrutura em geral e de regularização fundiária, entre outros problemas.

As residências desse tipo de assentamento urbano variam de barracos mal construídos até edifícios deteriorados. As favelas foram um fenômeno comum na história urbana de Estados Unidos, Canadá e Europa durante o século XIX e início do século XX.

Na segunda metade do século XX, as favelas eram encontradas predominantemente em regiões urbanas em desenvolvimento e subdesenvolvidas do mundo, mas também eram observadas em algumas cidades de economias desenvolvidas.