Fluxo gênico

Fluxo gênico

Fluxo gênico, um termo relacionado à Genética e Evolução, refere-se à transferência de alelos (variantes de genes) de uma população para outra dentro de uma espécie, através do cruzamento de indivíduos e a produção de descendentes.

O fluxo gênico é um mecanismo evolutivo ligado à chegada de novas espécies em uma região. Os indivíduos recém-chegados podem carregar alelos diferentes daqueles que já estão distribuídos na localidade. 

As características individuais do fluxo gênico envolvem a movimentação de genes entre populações, resultando em uma maior variabilidade genética e na homogeneização das populações.

Este processo é fundamental para a evolução das espécies, pois pode introduzir novos alelos em uma população ou alterar as frequências alélicas existentes. O fluxo gênico é influenciado por fatores como migração, barreiras geográficas e comportamento reprodutivo. Uma interrupção substancial no fluxo gênico pode resultar na especiação, onde duas populações evoluem para se tornarem espécies distintas.

Fontes:

  1. FREEMAN, S.; HERRON, J.C. Análise Evolutiva. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  2. FUTUYMA, D.J. Biologia Evolutiva. 3. ed. Ribeirão Preto: Funpec, 2006.