Função referencial

A função referencial é uma das funções da linguagem que tem como principal objetivo transmitir informações de forma objetiva e direta. Ela se concentra na referência a um conteúdo específico, buscando representar a realidade de maneira precisa e clara. Na função referencial, a linguagem é utilizada como um meio de descrever fatos, expor dados ou compartilhar conhecimentos, sem enfatizar aspectos emocionais ou subjetivos. Essa função está intimamente relacionada à transmissão de informações e à representação do mundo de maneira fidedigna.

A função referencial está inserida nas seis funções da linguagem propostas por Roman Jakobson. Além da função referencial, essas funções incluem a

  • função emotiva (expressão de sentimentos),
  • conativa (influência sobre o receptor),
  • metalinguística (referência à própria linguagem),
  • poética (ênfase na forma e expressividade)
  • fática (verificação do canal de comunicação).

A função referencial da linguagem é aquela que foca no contexto para fornecer informações. Em geral, responde às perguntas do porquê, como, onde, com quem, quando e de que forma uma situação aconteceu.

A função conativa, por sua vez, concentra-se na influência sobre o destinatário, buscando convencê-lo, persuadi-lo ou provocar uma resposta específica.

A principal característica desta função é a objetividade. Os textos referenciais trazem conteúdo direto, claro, sem resquícios de opinião do emissor, com linguagem impessoal, denotativa e que se afasta do fazer literário. Por essas características, é uma construção explorada por jornalistas que estão noticiando fatos em jornais, revistas ou reportagens.

Você deve utilizar a função referencial na escrita de um texto argumentativo — assim, você não utiliza sua opinião para persuadir o leitor, mas lança mão da informação, dos dados e estatísticas que façam o receptor refletir sobre o conteúdo.

Fontes:

  • Jakobson, R. (1960). “Linguistics and Poetics.” In “Style in Language” (T. A. Sebeok, Ed.). MIT Press.
  • Fiorin, J. L. (2008). “As Funções da Linguagem.” Ateliê Editorial.