Lei da conservação da energia

Lei da conservação da energia

A Lei da Conservação da Energia, também conhecida como o princípio da conservação de energia, é um dos pilares fundamentais da física que afirma que a energia total em um sistema isolado permanece constante ao longo do tempo. Isso implica que a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transferida ou convertida entre diferentes formas. No contexto térmico, a Lei da Conservação da Energia está relacionada ao calor, uma forma de transferência de energia térmica entre sistemas. Essa lei é essencial na análise de sistemas termodinâmicos, especialmente quando consideramos o equilíbrio termodinâmico, onde não há transferência líquida de calor entre sistemas em equilíbrio térmico. As escalas de temperatura Kelvin, Fahrenheit e Celsius, juntamente com o zero absoluto, são componentes cruciais para a compreensão e aplicação da Lei da Conservação da Energia em diferentes contextos termodinâmicos.

Em física, a lei ou princípio da conservação de energia estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante. Tal princípio está intimamente ligado com a própria definição da energia.

Um modo informal de enunciar essa lei é dizer que energia não pode ser criada nem destruída: a energia pode apenas transformar-se de um tipo a outro(s).

Fontes:

  • Serway, R. A., Jewett, J. W., & Wilson, J. (2018). “Physics for Scientists and Engineers.” Cengage Learning.
  • Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2013). “Fundamentals of Physics.” John Wiley & Sons.