Mitose

Mitose

A mitose é um processo fundamental na divisão celular, caracterizado pela replicação e distribuição equitativa dos cromossomos para formar duas células filhas geneticamente idênticas à célula mãe. Esse ciclo celular compreende várias fases, incluindo a interfase, em que a célula se prepara para a divisão, e a mitose em si, que se divide em prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Durante a prófase, os cromossomos tornam-se visíveis e o envoltório nuclear se desintegra. Na metáfase, os cromossomos alinham-se no plano equatorial. A anáfase é marcada pela separação dos cromossomos irmãos, enquanto na telófase ocorre a reconstituição dos envoltórios nucleares e a divisão celular propriamente dita. A mitose é vital para o crescimento, reparo e substituição celular em organismos multicelulares, garantindo a estabilidade genética nas células descendentes.

Fontes:

  • Alberts, B., Johnson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., & Walter, P. (2002). “Molecular Biology of the Cell.” Garland Science.
  • Lodish, H., Berk, A., Zipursky, S. L., Matsudaira, P., Baltimore, D., & Darnell, J. (2000). “Molecular Cell Biology.” W. H. Freeman.