Texto dissertativo

Texto dissertativo

O texto dissertativo-argumentativo é aquele que apresenta um ponto de vista por meio de argumentos. As principais características deste gênero são: uso da norma-padrão da língua portuguesa, presença de uma tese, desenvolvimento argumentativo que comprove a tese e conclusão em síntese ou proposta de intervenção. Portanto, sua estrutura é simples, sendo dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

O convencimento do interlocutor se dá pela apresentação de dados que comprovam e afirmam a opinião defendida pelo escritor. É importante, portanto, que os parágrafos estejam unidos e coesos, de maneira que as ideias estejam bem encadeadas.

Nesse sentido, pode-se falar em “ideias fechadas”: como um círculo, em que não há abertura para segundas interpretações, mas todos os  períodos se conectam e chegam em uma só conclusão sobre o tema.

No texto dissertativo expositivo, por sua vez, o autor tem a tarefa de expor as ideias sobre a tese e discorre-las, sem a necessidade de persuadir ou convencer o receptor da informação. 

Nesse caso, os parágrafos também devem estar unidos semanticamente, entretanto a estratégia de apresentação dos argumentos é mais livre. Assim, os dados apenas informam e apresentam a situação — a conclusão da informação e o surgimento da opinião estão voltadas para a interpretação do leitor.

Veja também: