Trovadorismo

Trovadorismo

O trovadorismo é um estilo literário nascido durante a Idade Média. Em meio à sociedade medieval, com seus diferentes níveis sociais, as cantigas eram lidas ou cantadas e repassadas de geração em geração.

A Idade Média é um período histórico que durou quase dez séculos. Nessa época, predominou o sistema feudalista: um senhor feudal era responsável por ceder terras aos camponeses, que ali plantavam para a alimentação da família real e para a própria subsistência, a troco de impostos também.

A instituição que mais controlava a sociedade da época era a Igreja Católica. O regime político e econômico era teocêntrico, em que Deus é soberano nas decisões tomadas. Tamanha importância foi fundamental para que os padres e estudiosos da Bíblia ganhassem prestígio social. 

Dessa forma, o clero (estrato em que ficavam os padres, bispos e etc) tinha a mais elevada posição na pirâmide feudal. Abaixo dos clérigos, estavam os nobres, que nasceram nesse status sociais. 

Apenas esses dois grupos tinham acesso à alfabetização, então, o trovadorismo se desenvolveu nesse espaço. Os nobres ganham destaque nas cantigas, que eram recitadas ou cantadas nos palácios medievais — por isso, elas podem ser chamadas de cantigas palacianas ou provençais.

As obras trovadorescas eram cantadas por um poeta, conhecido como trovador. Esse tipo de produção se tornou mais comum quando alguns indivíduos começaram a se desvencilhar da rigorosidade religiosa. A partir de então, as obras literárias não seriam apenas sobre religião, mas abordariam novos temas.

Quando recitadas, um músico poderia acompanhar o poeta, com liras, harpas, flautas ou violas. O trovadorismo é, ainda, um movimento itinerante: grupos de trovadores e músicos viajavam entre as regiões para expor as composições.

Os textos do trovadorismo são divididos em quatro principais grupos: cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.