UECE

UECE

A UECE é uma é uma instituição pública estadual de ensino superior, com atuação em ensino, pesquisa e extensão, mantida pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) e considerada a melhor universidade estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A Universidade Estadual do Ceará é uma das três universidades mantidas pelo governo do estado do Ceará, ao lado da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Seu principal campus é o Campus Itaperi, que está localizado no bairro do Itaperi, na cidade de Fortaleza. A universidade conta ainda com campi no Bairro de Fátima e 25 de março, em Fortaleza, e nas cidades de Mombaça, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Tauá, Crateús, Quixadá, Quixeramobim, Canindé, Aracati, Pacoti, Guaiúba e Iguatu.

Criada em 1975, a partir de institutos de ensino superior isolados que existiam em várias regiões do estado, a UECE possui atualmente cerca de 19 mil estudantes e 1.000 professores espalhados por 12 centros e faculdades, que oferecem 77 cursos de graduação presenciais e a distância, 29 mestrados, 15 doutorados, 154 grupos de pesquisa atuantes em 138 laboratórios e 57 projetos de extensão.

Em 27 de janeiro de 2021, o então governador do Ceará, Camilo Santana, autorizou o início das obras do Hospital Universitário do Ceará (HUC), o qual será o maior hospital do estado. A unidade será construída dentro do campus do Itaperi e se integrará à universidade de forma profunda, seja no aspecto físico, seja no urbanístico ou no acadêmico. Não obstante, a universidade também possui o maior hospital veterinário do norte nordeste localizado no campus do Itaperi e ligado à Faculdade de Veterinária (Favet).

De acordo com o Ranking Universitário da Folha de S.Paulo (RUF) de 2019, é considerada a 9ª melhor universidade estadual do Brasil, sendo a melhor universidade estadual das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Por este mesmo ranking, é a 55ª melhor universidade brasileira.Em 2013, foi a instituição de ensino superior do Estado melhor avaliada no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Além disso, os cursos de Administração, Psicologia e Ciências Contábeis figuraram entre os melhores do país.[6][7] Em 2021 a Times Higher Education (THE) publicou o The Impact Rankings 2021 e o Latin America University Rankings 2021, que colocam a Uece em 92º lugar do mundo e em 4º lugar do Brasil em “Educação de Qualidade” e em uma das melhores universidades da América Latina e do Caribe.

Também é a única universidade brasileira citada no Bright Green Book, o Livro Verde do Século XXI, uma parceria entre o Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (EUBRA) e a ONU-Habitat, o programa de assentamentos urbanos da Organização das Nações Unidas.