Zapata

Zapata

Emiliano Zapata Salazar (San Miguel Anenecuilco, 8 de agosto de 1879 — Chinameca, 10 de abril de 1919) foi um importante líder na chamada Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfirio Díaz, sendo considerado um dos heróis nacionais mexicanos. Era conhecido como Caudilho do Sul.

Em contraste com muitos líderes da Revolução Mexicana, Emiliano Zapata destacou-se como um defensor incansável dos direitos dos camponeses e da reforma agrária. Nascido em 1879, Zapata tornou-se o líder emblemático do movimento zapatista, baseado no sul do México, no estado de Morelos. Sua principal demanda era a devolução das terras aos camponeses indígenas e a criação de uma sociedade agrária mais justa.

Zapata ficou conhecido por seu lema “Terra e Liberdade” e suas proclamações pelo respeito aos direitos dos povos indígenas e à propriedade comunitária da terra. Ele liderou a tomada de terras e enfrentou as forças federais em várias batalhas, incluindo a tomada de Cuautla. No entanto, sua relação com outros líderes revolucionários, como Francisco Madero e Venustiano Carranza, foi marcada por conflitos, pois Zapata buscava reformas mais radicais do que as promovidas por muitos de seus contemporâneos.

A morte trágica de Zapata em 1919, assassinado durante uma emboscada, foi um golpe para o movimento revolucionário, mas sua visão persistiu. Seu legado é lembrado não apenas como um líder militar, mas como um defensor apaixonado dos direitos dos camponeses e um símbolo da luta pela justiça social e reforma agrária no México.