Como melhorar o vocabulário para redação?

Como melhorar o vocabulário para redação?

Saiba como melhorar o vocabulário para redação com comentários de Fernando Andrade, professor de Redação do Estratégia Vestibulares

A construção de uma redação para vestibular envolve uma série de processos anteriores à escrita, como o desenvolvimento de um repertório linguístico e sociocultural, reflexões sobre o tema proposto e até mesmo um rascunho, já falando sobre o aspecto textual em si, mas ainda não sobre o texto que será lido pela banca de avaliação.

Para escrever uma redação é necessário desenvolver a interpretação de texto, comunicar suas ideias de forma clara, utilizar aspectos linguísticos corretos e demonstrar boas referências, com conexões objetivas e acertadas. 

E tudo isso vem com a prática e algumas dicas que preparamos abaixo, utilizando como base a aula “O que é uma Redação 900+ no Enem?”, do professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade, e de Isabela Baldim, ex-estudante do EV e agora aluna de Medicina da Unifesp, que tirou 980 pontos na redação no Enem.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Desenvolva o hábito de leitura

A leitura é uma das melhores maneiras de aprimorar o vocabulário, já que é a partir dela que se torna possível entrar em contato com a língua e novas palavras, frases, temas e afins.

E toda leitura é válida, ainda que haja características diferentes e o estilo de uma redação precise ser respeitado. Dentre as leituras estão revistas e jornais, romances, notícias, artigos acadêmicos e artigos de opinião, por exemplo.

Isabela pontua que o estímulo da leitura muitas vezes vem do hábito. “Toda vez que eu pego um livro para ler eu saio assim ‘cara, por que que eu não vim fazer isso aqui antes’. Na nossa vida é muito mais fácil a gente ficar rolando a tela do celular ou assistindo uma série do que ir lá pegar um livro para ler”.

Mantenha um dicionário por perto

Palavras novas surgem em leituras variadas e a dica é anotar e pesquisar seu significado, para compreender melhor os contextos em que ela pode ser utilizada e possibilidades de uso, ou não, em sua redação.

Conheça sinônimos das palavras

Ainda sobre a descoberta de palavras e significados, conhecer seus sinônimos faz com que novos encaixes sejam pensados ao longo da prática que gira em torno da escrita de redações.

Isabela Baldim comenta sobre como ela aplicava essa dica. “Eu li aqui o texto e vou pesquisar na internet ‘sinônimos de desafios’, porque era aquele momento que eu tinha para aprender. Na hora da prova eu não ia ter esse recurso, mas quanto mais eu fizesse isso, mais eu tinha chance de aprender os vocabulários.”

Estudo ativo e passivo: veja as diferenças e como se preparar

Faça resumos sobre os temas

Uma das dicas que Fernando Andrade comentou no vídeo é fazer resumos. O professor sugere como processo escolher um tema, ler um texto sobre o assunto, fazer um resumo e, depois de alguns dias, fazer a redação.

“No resumo você entra em contato texto do outro, entra em contato com a linguagem do outro e tem que passar pra sua linguagem. Então, você não vai perceber, mas vai adquirir a linguagem dessa maneira, sem decorar, sem ficar olhando, sem, ficar com aquela preocupação “pô, eu vou ler isso aqui para aumentar meu vocabulário’. O resumo provoca isso sem que você perceba.”

10 dicas de saúde mental para estudantes em fase de vestibular

Pesquise sobre o tema, mas com sabedoria

Pesquisar sobre os temas propostos na preparação para os vestibulares é importante, mas deve ser feito com parcimônia, para não prejudicar a curva de evolução e aprendizado de ter que raciocinar sem esse artifício na hora da prova.

A pesquisa forma bagagens, complementos, opiniões e dados que ampliam a visão sobre o assunto, e deve ser feita justamente por isso. Isabela conta que procurava por textos e vídeos sobre o assunto e que isso gerou uma percepção sobre a argumentação dela ao longo do tempo.

“Eu pegava o tema, pesquisava notícias sobre aquilo, lia textos, via vídeos, porque era ali o momento que eu tinha. Depois de um tempo treinando, você vai agrupando eles e vai percebendo que seus argumentos são sempre os mesmos, só vai adaptar para o tema”, explica.

Mas Fernando ressalta que, em um determinado momento, geralmente “a dois meses da prova”, é melhor deixar de pesquisar sobre os temas, para se colocar à prova. Isso faz com que, a partir desse ponto, o raciocínio sobre o assunto deve partir integralmente do aluno, como será feito no dia do exame.

Como estudar Atualidades para o Enem e vestibulares?
Dicas de como ter uma rotina de estudos e manter uma vida social
Como estudar on-line? 15 dicas para melhorar seu desempenho

Tenha cuidado com os modelos prontos

Na conversa, ambos ressaltaram também sobre os conhecidos modelos prontos de redação, que tem como objetivo simplificar a escrita, além de poupar tempo na prova. Fernando diz que, com sua experiência, ele consegue identificar quando um texto aplica esse método, mas que as bancas ainda são flexíveis com isso.

Mas, há riscos, como uma mudança de postura das bancas, por exemplo, algo que criou expectativa no Enem 2023, em que a Cebraspe retomou a realização da prova.

“O modelo muitas vezes é inflexível, então um modelo que pode dar 900 para um tema não vai dar 900 para outro tema. Se você está começando é legal, eu chamo de muleta, mas depois solte as muletas. E aí a gente espera que ocorra o ‘milagre’ de você poder se expressar por conta própria”, pontua o professor.

Fernando diz que, caso for utilizar modelos prontos, o indicado é fazer isso em apenas uma parte do texto, já que o “pessoal, o autoral, a subjetividade, o repertório, são importantes em uma redação”.

15 dicas para manter o foco nos estudos
Como lidar com o bloqueio em uma matéria na rotina de estudos?

Escreva redações!

Por fim, uma dica óbvia: pratique, escreva redações, participe das discussões sobre os temas e arrisque, pois somente assim você identifica os pontos fortes da sua escrita e o que deve ser evitado, além de aprimorar seus textos ao longo do caminho.

O Estratégia Vestibulares conta com aulas de redação em seus cursos, com correções ilimitadas e temas atualizados que realmente podem aparecer nos vestibulares.

Confira os cursos do Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos exclusivos e em constante atualização, voltados para o que cada banca pede nos exames, o que deixa a experiência de aprendizado mais dinâmica e certeira. Conheça nossas opções e seja um Coruja agora mesmo!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Você pode gostar também