Repertório sociocultural: o que é, como usar na redação e exemplos

Repertório sociocultural: o que é, como usar na redação e exemplos

O uso correto do repertório sociocultural pode ajudar a melhorar a nota na redação; veja o que é, como desenvolver e exemplos de como usar

Você sabia que apresentar um repertório sociocultural coerente pode fazer a diferença na nota da redação do Enem? Segundo a Cartilha de Redação do Enem 2024, o uso correto de repertórios pode ajudar a garantir a nota máxima na Competência 2, responsável por avaliar a seguinte habilidade:

“Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”.

Porém, um erro comum de muitos candidatos é não saber o significado de repertório sociocultural e, consequentemente, aplicá-lo de forma incorreta. Para te ajudar, o Portal Estratégia Vestibulares listou abaixo tudo o que você precisa compreender sobre repertórios e como ampliá-los:

📢 Saiba mais
+ Tema de redação Enem 2024: Desafios da valorização da herança africana no Brasil
+ Gabarito Enem 2024: correção do 1º dia de prova
+ Enem 2024: confira 32 atualidades e acontecimentos que podem cair nas provas
+ Enem 2024: 20 dúvidas frequentes sobre o exame
+ Temas de redação do Enem nos últimos anos

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

O significa repertório sociocultural?

O repertório sociocultural é o conjunto de conhecimentos e referências adquiridos ao longo da vida de um indivíduo. Esse repertório pode ser utilizado para tomada de decisões, discussões, defesa de uma opinião e, além disso, contextualizar e/ou argumentar a tese defendida durante uma redação dissertativa-argumentativa.

O repertório sociocultural pode surgir de diversas formas, seja da experiência da pessoa ou dos conhecimentos adquiridos no decorrer da vida por meio de notícias, fatos históricos, referências científicas, literárias e culturais, por exemplo.

Ou seja, na redação do Enem, o repertório sociocultural é utilizado para fundamentar, argumentar e fortalecer a tese que o candidato deseja defender.

Como o repertório sociocultural é avaliado no Enem?

A Competência 2 também avalia os repertórios socioculturais trazidos pelo estudante para argumentar e criar uma tese com relação ao que está sendo exigido na proposta de redação. Confira abaixo como é atribuída a pontuação nesse eixo de avaliação:

200 pontosDesenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
160 pontosDesenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão
120 pontosDesenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
80 pontosDesenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão
40 pontosApresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
0 pontoFuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa. Nestes casos a redação recebe nota zero e é anulada.
Fonte: Inep

Como usar de forma correta o repertório sociocultural na redação?

O uso do repertório sociocultural não deve ser feito de forma indiscriminada, ou seja, é preciso cautela, pois esses repertórios precisam fazer sentido na redação e dialogar com o tema.

Para facilitar o entendimento de como isso funciona na prática, a professora de redação Carol Mendonça criou uma regra para utilizar esse recurso de forma correta: o repertório precisa ser legitimado, pertinente e produtivo.

Legitimado

É preciso que ele seja proveniente de uma fonte confiável, é preciso que você tenha domínio sobre o que está sendo dito e que haja exatidão sobre o repertório que está sendo trazido. Por exemplo, não adianta trazer um repertório de alusão histórica se o contexto ou a data estiver errada ou os fatos distorcidos.

Pertinente

O repertório que está sendo trazido realmente tem a ver com o tema? Traz uma contribuição efetiva para o debate a ponto de contribuir para convencer o avaliador sobre o seu argumento ou tese? É um repertório questionável ou há um consenso sobre ele?

Produtivo

Esse repertório vai fazer o leitor refletir? Ele já foi usado tantas vezes que se tornou um clichê? É óbvio demais a ponto de parecer banal? Ele vai trazer credibilidade ao texto ou só vai ocupar linhas?

Lembre-se: o repertório não é sobre o que você gosta ou acha, mas sim sobre fatos comprovados e consensuais. Se você não tiver certeza sobre aquilo que está trazendo sobre ele ou se ele não fizer sentido com o debate e, ainda, se não respeitar a regrinha acima, é melhor não usá-lo.

“É importante demonstrar que você consegue associar conhecimentos de fora com a escrita da redação e a construção do seu texto. Não precisa ser algo mecanizado”, reforça a professora.

Exemplos de repertórios socioculturais na redação

Veja abaixo alguns exemplos do uso de repertórios em redações nota 1000, a nota máxima do Enem, sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”:

Uso de repertório sociocultural na introdução da redação

exemplo de repertório sociocultural na redação do enem
Redação nota 1000 de Karoline Soares Teixeira, Ji-Paraná (RO)

O filme “Como você consegue?” explora as transformações que envolvem a figura feminina durante a chegada da maternidade e o gerenciamento das tarefas domésticas. Semelhante a obra cinematográfica, no atual contexto social brasileiro, observam-se desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres relacionados às configurações de gênero historicamente construídas e a inadequação da legislação trabalhista do país. Urge, então, a modificação de tal conjuntura, tendo em vista a necessidade de acompanhar as mudanças sociais ocorridas nos últimos anos. […]

Uso de repertório sociocultural no desenvolvimento da redação

exemplo de repertório sociocultural na redação do enem
Redação de Arthur Sanches Sales, de Belém (PA)

[…] Outrossim, vale ressaltar de que maneira a negligência do Estado fomenta a marginalização das cuidadoras. A partir disso, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman utiliza o termo “Instituição Zumbi” para simbolizar as entidades que não cumprem seu papel previamente estabelecido. Segundo o raciocínio, é possível compreender o Poder Executivo como um exemplo da ideia do expoente da Sociologia, uma vez que a sua função de garantir dignidade profissional a todo não está sendo cumprida em sua totalidade, pois muitas trabalhadoras de acolhimento ainda encontram-se em situações indignas. Por isso, a conduta governamental necessita ser reformulada para assegurar os direitos dessas profissionais. […]

Uso de repertório sociocultural na conclusão da redação

exemplo de repertório sociocultural na redação do enem
Letícia Fernandes, de Inhumas (GO)

[…] Logo, para superar os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, cabe ao poder público, em parceria com o Ministério da Família, promover a valorização do trabalho feminino de cuidado. Dessa forma, por meio de campanhas na mídia nacional que sensibilizem a população, bem como pela promulgação de projetos de apoio financeiro destinados às mulheres que saem do trabalho formal para realizar o trabalho de cuidado, tem-se o intuito de mitigar o legado histórico de preconceito e garantir o devido valor do trabalho de cuidado feito pelas mulheres no Brasil. Posto isso, espera-se assegurar a importância do trabalho de cuidado feito pela mulher e superar o cenário mostrado por Jane Austen.

+ Saiba mais:
Ficou curioso e quer ler as redações nota 1000 do Enem na íntegra? Veja as 10 redações nota máxima da última edição do Enem

Como desenvolver e ampliar o repertório sociocultural?

A melhor forma de desenvolver repertório sociocultural é ter contato ativo com conteúdos que possam ajudar o candidato a compreender essas referências.

Veja a lista de tipos de conteúdos que podem ajudar a ampliar o repertório para a redação:

  • Noticiários;
  • Livros;
  • Filmes, documentários e séries;
  • Podcasts;
  • Músicas;
  • Eventos e exposições culturais;
  • Grupos de discussão;
  • Trocas interculturais;
  • Mídias sociais; e entre outros.

Desenvolva repertório socioculturais para o Enem e o vestibular

O Portal Estratégia Vestibulares preparou uma lista exclusiva com as referências sobre diversos assuntos que podem cair no Enem e em outros vestibulares:

Conquiste a aprovação estudando com o Estratégia Vestibulares 

Quer fazer parte do time de aprovados do Estratégia Vestibulares? Além de oferecer aulas e revisões gratuitas no nosso canal no YouTube, a plataforma conta com cursos específicos para as bancas dos principais vestibulares do Brasil, e muito mais vantagens:

  • Livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Banco de Questões;
  • Mapas mentais e muito mais.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Imagem de lançamento da campanha do Black November do Estratégia Vestibular

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também