A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou deve ampliar o número de questões interdisciplinares para a aplicação da prova do vestibular 2026, realizada 02 de novembro, em 35 cidades, sendo 31 municípios paulistas, além de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).
A Unesp introduziu a interdisciplinaridade em suas provas em 2019 e, a partir disso, foram apresentadas, no total, 108 questões interdisciplinares, representando 20% das 90 questões da primeira fase do vestibular.
Segundo a reitora Maysa Furlan, a inclusão de questões interdisciplinares no Vestibular Unesp foi um sucesso e acredita ser “uma boa notícia para a Unesp e para os vestibulandos o aguardado aumento na interdisciplinaridade da prova para este ano”.
O professor Renato Eugênio da Silva Diniz, superintendente acadêmico da Fundação Vunesp, explica: “A interdisciplinaridade promove uma visão integrada dos conhecimentos escolares (…)”. Ele ainda afirma que o Vestibular Unesp prioriza a transparência e, por isso, o próprio Manual do Candidato já informa a possibilidade de interdisciplinaridade nas questões da prova.
Navegue pelo conteúdo
Qual é o formato da prova Unesp?
O Vestibular Unesp é dividido em duas fases. A primeira fase possui 90 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada. As questões são distribuídas nos seguintes grupos:
- 30 questões de Linguagens e Códigos;
- 30 questões de Ciências Humanas; e
- 30 questões de Ciências da Natureza e Matemática.
Já a segunda fase conta com 36 questões discursivas e uma redação. O exame objetivo tem peso de 72 e a redação de 28 pontos, totalizando 100 na nota final. Confira abaixo a distribuição de questões, que podem ser interdisciplinares:
- 12 questões de Linguagens e Códigos;
- 12 questões de Ciências Humanas;
- 12 questões de Ciências da Natureza e Matemática; e
- 1 redação
No primeiro dia (domingo) são aplicadas as 24 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática. Já no segundo dia (segunda) são passadas as 12 questões de Linguagens e a redação.
Calendário Vestibular Unesp 2026
- Divulgação do edital: 08/08/2025;
- Pedidos de isenção e redução da taxa: ainda sem informações;
- Resultado isenção e redução: ainda sem informações;
- Inscrições: 04/09 a 08/10/2025;
- Locais de prova 1ª fase: ainda sem informações;
- Prova 1ª fase: 02/11/2025;
- Gabarito 1ª fase: ainda sem informações;
- Locais de prova 2ª fase: ainda sem informações;
- Provas 2ª fase: 07 e 08/12/2025;
- Gabarito 2ª fase: ainda sem informações;
- Resultado: 30/01/2026;
- Matrícula: ainda sem informações.
Como estudar para passar na Unesp?
A Unesp possui um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Ou seja, para garantir a aprovação é necessário focar nos estudos e apostar em um material de qualidade. Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Vestibular!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Vestibular Unesp 2026, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: