Encceja 2022: edital será divulgado em 16 de maio

Encceja 2022: edital será divulgado em 16 de maio

As inscrições se iniciam no dia 24 de maio e vão até o dia 04 de junho. Veja mais detalhes abaixo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 no dia 16 de maio. 

A prova será no dia 28 de agosto em todo o Brasil. No edital o candidato encontra diretrizes, prazos e procedimentos da edição. A participação no Encceja é gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa.

É necessário ter no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, até o dia da realização do exame. As inscrições se iniciam no dia 24 de maio e vão até o dia 04 de junho. Os atendimentos especializados devem ser solicitados no mesmo período.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova aplicada uma vez ao ano com o intuito de ajudar aqueles que desejam receber o diploma do Ensino Fundamental ou Médio sem a necessidade de fazer um curso supletivo.

  • Encceja Nacional: para residentes no Brasil;
  • Encceja Nacional PPL: para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas; 
  • Encceja Exterior: para brasileiros residentes em outros países;
  • Encceja Exterior PPL: para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Como estudar para o Encceja?

Agora que você está por dentro do calendário do Encceja, uma opção para se preparar para as provas é acompanhar as aulas gratuitas oferecidas pelo Estratégia Vestibulares, um dos maiores cursos pré-vestibulares on-line, no YouTube!

Todos os dias, os professores do Estratégia realizam aulas ao vivo de assuntos cobrados em diversos vestibulares, inclusive no Encceja.

Além disso, caso você tenha interesse em seguir os estudos com o acompanhamento de uma equipe de professores, ainda é possível assinar o Pacote Encceja do Estratégia Vestibulares. Veja o que está incluso no curso:

  • Aulas completas com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

ENCCEJA - CTA
Você pode gostar também