Encceja: qual é a diferença entre a declaração de proficiência e o certificado?

Encceja: qual é a diferença entre a declaração de proficiência e o certificado?

Pretende participar da próxima edição do Encceja? Veja qual é a diferença entre declaração de proficiência e certificado

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) que busca certificar jovens e adultos que não terminaram a Educação Básica, seja o Ensino Fundamental ou Médio, na idade adequada.

Para ser aprovado do exame, é preciso alcançar a nota mínima de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, que variam de acordo com o nível que o candidato pretende ser certificado, e, no mínimo, nota cinco na redação.

Se o inscrito não conseguir as notas necessárias em todas as áreas, ao invés de solicitar o certificado de conclusão do Ensino Médio, é possível emitir a declaração de proficiência. Veja qual é a diferença entre cada uma delas:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Declaração de proficiência ou certificado?

A declaração parcial de proficiência é um documento emitido que confirma em quais áreas do conhecimento o candidato alcançou as notas necessários para ser aprovado. Esse tipo de documento só pode ser solicitado pelos inscritos que não foram aprovados em todas as provas.

Na declaração constará as informações do candidato e quais as notas das matérias em que ele foi aprovado. Essa declaração também é emitida pela instituição certificadora escolhida durante a inscrição.

O certificado de conclusão, também conhecido como diploma, é o documento que comprova que inscrito foi aprovado em todas as áreas de conhecimento avaliadas pelo Encceja e pode considerar-se “formado” no Ensino Médio ou no Ensino Fundamental.

Quando solicitar a declaração de proficiência do Encceja?

  • Foi aprovado em apenas algumas áreas avaliadas pelo Encceja; ou
  • Concluiu apenas algumas das matérias durante os estudos ou pelo EJA e realizou provas de áreas de conhecimento específicas.

Quando solicitar o certificado do Encceja?

  • Foi aprovado em todas as áreas de conhecimento avaliadas pelo Encceja; ou
  • Realizou o Encceja mais de uma vez e conseguiu ser aprovado em todas as áreas de conhecimento avaliadas.

Qual é a nota mínima para ser aprovado no Encceja?

Para o inscrito ser aprovado na prova, é necessário alcançar a nota mínima de 500 pontos em cada uma das provas objetivas e conseguir, no mínimo, a nota cinco na redação.

Caso o candidato não alcance essa nota mínima nas provas de múltipla-escolha ou na redação (no caso do Ensino Médio, caso o inscrito não alcance a nota mínima na redação, será necessário realizar a prova de redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias), será necessário refazer o exame apenas dessa área do conhecimento na próxima edição do Encceja ou realizar a matéria em específico via algum curso supletivo ou EJA, que é focado na educação de jovens e adultos.

Como solicitar a declaração de proficiência ou o certificado do Encceja?

Segundo o último edital, o Inep é responsável apenas pela aplicação da prova, quem emitirá o certificado é a instituição certificadora indicada pelo participante durante a inscrição. Veja o trecho do edital:

13.6 A utilização dos resultados individuais do Encceja Nacional 2022 para fins de Certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do Inep, mas da instituição certificadora indicada pelo participante. 

Ou seja, será preciso acionar a Instituição de Ensino ou a Secretaria Estadual de Educação que foi indicada durante o período de inscrição. Essa informação está no Cartão de Confirmação na Página do Participante de cada candidato.

Cada instituição indicará qual é o prazo para a emissão do certificado ou quais são os próximos passos para que o candidato possa ter acesso ao seu diploma.

Como estudar para o Encceja?

Para ser aprovado no Encceja, é preciso começar os estudos o quanto antes. Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Encceja, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado, assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

ENCCEJA - CTA

Saiba mais sobre o Encceja

Você pode gostar também