Uerj: como se inscrever no vestibular?

Uerj: como se inscrever no vestibular?

O Estratégia Vestibulares preparou esse artigo com as principais informações a respeito das inscrições do vestibular da Uerj!

Você sabia que a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) está entre as dez melhores universidades brasileiras, segundo o Center for World University Rankings (CWUR)? A instituição está em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro e é referência para os estudantes que buscam ingressar no ensino superior.

Como se inscrever no vestibular da Uerj?

O candidato interessado em ingressar na universidade deve realizar a inscrição por meio do site da Uerj. O processo para inscrição é rápido e sucinto, sendo necessário, fornecer os dados e realizar o pagamento da taxa de inscrição. 

A Uerj é a única universidade pública do Rio de Janeiro que não possui o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso, ou seja, não é utilizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, a universidade possui vestibular próprio, que acontece uma vez ao ano. 

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da DSEA. Para isso, é necessário criar uma conta e cumprir todas as etapas de cadastro e inscrição.

Como é o vestibular da Uerj?

A primeira fase é aplicada duas vezes ao ano, mas apenas na segunda fase o candidato escolhe o curso e opta pelo sistema de cotas. Candidatos que comprovem ter renda bruta média familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo por mês e/ou ter concluído ou estar no último ano do ensino médio podem solicitar isenção da taxa de inscrição.  

No vestibular Uerj 2024, o próximo a ser realizado pela instituição, o formato retornará a como era antes da pandemia de Covid-19. Veja como vai ficar:

  • Exame de Qualificação (aplicado duas vezes ao ano): são 60 questões objetivas sobre Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
  • Exame Discursivo (aplicado apenas uma vez ao ano para os candidatos classificados em uma das duas aplicações do Exame de Qualificação): produção de uma redação e duas provas específicas de acordo com o curso escolhido durante a inscrição.

Calendário de provas Uerj 2024

  • 1º Exame de Qualificação Uerj 2024: 04/06/2023
  • 2º Exame de Qualificação Uerj 2024: 03/09/2023
  • Exame Discursivo: 03/12/2023

Ficou interessado em cursar o ensino superior na Uerj? Acompanhe nossos textos sobre a universidade, além de cursos e simulados do Estratégia Vestibulares, para te ajudar nessa jornada!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também