Por Estratégia Vestibulares

O QUE NÃO FAZER

Saiba o que NÃO fazer na redação do Enem

A redação do Enem garante, no mínimo, um quinto do resultado final. Por isso, é preciso garantir uma boa nota para aumentar a sua média.

O modelo exigido pelo Inep, é a redação dissertativa-argumentativa sobre um tema surpresa escolhido pela banca.

Para te ajudar na reta final dos estudos, o Portal Estratégia Vestibulares listou a seguir o que você NÃO deve fazer para garantir que a sua redação não seja zerada.

Confira a seguir o que pode zerar a redação do Enem e termos que devem ser evitados:

O QUE PODE ZERAR A REDAÇÃO DO ENEM?

De acordo com a Cartilha do Participante do Enem 2024, o candidato NÃO pode:

🚫 Fugir do tema proposto; 🚫Não utilizar o gênero dissertativo-argumentativo; 🚫Produzir um texto com menos de 7 linhas;

🚫 Copiar trecho dos textos motivadores ou do caderno de questões; 🚫Incluir impropérios ou desenhos em qualquer parte da folha de redação; 🚫Incluir números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto; 🚫 Incluir assinatura, nome ou rubrica fora do local indicado;

🚫 Fazer o texto predominantemente ou integralmente em língua estrangeira; 🚫Entregar folha de redação em branco; e 🚫Entregar texto inteligível.

Em 2023, mais de 62 mil redações foram zeradas pelo Inep.

Ou seja, melhor não arriscar!

Além das indicações oficiais da Cartilha de redação do Enem 2024, há também algumas dicas do que evitar para não prejudicar a sua nota.

Veja a seguir termos e expressões que você NÃO deve utilizar, de acordo com o professor de redação Fernando Andrade:

🚫 Expressões coloquiais; 🚫 Expressões como “hoje em dia” e “em muitos países”; 🚫 Generalizações e radicalização; 🚫 Clichês;  🚫 Palavras tidas como típicas do vocabulário infantil; 🚫 Conectivos não comuns como cujo ou conquanto; 🚫 A priori no lugar de “em primeiro lugar”; e  🚫 Uso de palavras não comuns para você.

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo, de acordo com as instruções do edital do Enem. O formato é o mesmo desde 2009.

REDAÇÃO

Em sua última edição, o tema de redação foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

QUANDO SAI O GABARITO E O RESULTADO DO ENEM?

O gabarito oficial tem variações na divulgação de ano para ano, mas costuma ser divulgado em três ou 10 dias úteis após o segundo domingo, ou seja, a última prova.

O resultado do Enem 2024 será divulgado até o dia 13 de janeiro de 2025, de acordo com o edital oficial da prova.

CALENDÁRIO

Inscrições: 27/5 a 14/6/2024 Pagamento da inscrição: até 12/06/2024 - R$ 85,00 Provas: 03 e 10/11/2024 Gabarito oficial: 20/11/2024 Resultado: 13/01/2025

Precisa de ajuda dos estudos para ir bem na Enem? Acesse os cursos do Estratégia Vestibulares!

Todos são feitos pensando na banca da prova para você conseguir sua tão sonhada aprovação.

Quer saber mais sobre esse vestibular ou ficou com alguma dúvida?

O Portal Estratégia Vestibulares listou tudo o que você precisa saber sobre a Enem:

Web Stories: Isabela Giordan Textos: Beatriz Santana, Isabela Giordan, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens:  Unsplash, Inep e Divulgação