A Pré-história do Brasil pode ser compreendida a partir de dados concretos, obtidos através de pesquisa científicas, e da conexão dessas informações. Partindo da premissa que a data conhecida mais antiga da presença humana em Mato Grosso do Sul é de 12.000 anos antes do presente, é correto afirmar que:
esse dado não condiz com a realidade, uma vez que a ocupação humana no continente americano teve início somente há 10.000 anos antes do presente.
esse é dado isolado que não apresenta nenhuma conexão com a ocupação pré-histórica do Brasil.
essa é uma informação muito valiosa, pois podemos concluir que a ocupação pretérita em Mato Grosso do Sul é a mais antiga entre todos os estados do Brasil, o que faz o estado assumir uma posição de destaque na colonização da América.
deve ser analisada no contexto regional, uma vez que a associação com datas próximas encontradas nos estados e países vizinhos permitem compreender o processo de ocupação humana na América do Sul.
é similar aos sítios arqueológicos encontrados na Serra da Capivara (PI) e de Lagoa Santa (MG), promovendo uma compreensão que humanos pré-históricos já habitam o Brasil há muito tempo.