Questão
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ
2022
Fase Única
13-maio-1888-terminava103de6e9fd9
Em 13 de maio de 1888, terminava um período de quase quatro séculos de escravidão no Brasil. Abaixo é apresentada uma charge do ano anterior à abolição e, em seguida, um extrato de uma crônica de Machado de Assis, publicada poucos dias depois da Lei Áurea (13 de maio de 1888).



Legenda: "Enquanto no Parlamento só se discute e nada se resolve, os pretinhos raspam-se com toda ligeireza. Os lavradores não podem segurá-los." 

AGOSTINI, Ângelo. Charge in: Revista Ilustrada, Rio de Janeiro, setembro de 1887.

Os documentos acima mostram que o processo abolicionista e a abolição propriamente dita trouxeram os seguintes desdobramentos para a população afrodescendente:
A
antes da abolição, as leis antiescravidão e as lutas contra a escravidão traziam esperanças de liberdade e reais possibilidades de ascensão social fora do trabalho agrícola.
B
a liberdade dos escravizados não significou necessariamente uma mudança substancial no cotidiano dos negros, uma vez que não os incluiu de forma mais igualitária na sociedade e na economia do Brasil.
C
a luta pela liberdade levada a cabo pelos ex-escravizados tinha como objetivo fugir do campo, mesmo sabendo que continuariam as relações de poder escravistas.
D
os negros libertos pela Lei Áurea conseguiram integrar-se à crescente produção industrial como trabalhadores assalariados.