O poema “O açúcar”, escrito por Ferreira Gullar na década de 1960, versa sobre os diferentes aspectos sociais, econômicos e geográficos relacionados à produção do açúcar no Brasil. Com base na obra do poeta e no contexto histórico e atual da produção canavieira, assinale a alternativa que apresenta a análise correta:
A crítica central do poema está nas condições precárias de vida e trabalho dos trabalhadores rurais produtores de açúcar. No entanto, atualmente esse cenário mudou, pois a mecanização do setor sucroalcooleiro é responsável por melhorar a situação dos trabalhadores nos canaviais, principalmente na Amazônia.
A cadeia produtiva do açúcar, descrita no poema, evidencia uma forte integração entre os trabalhadores rurais e os comerciantes urbanos, viabilizada pela logística de transportes no país.
O texto expõe a desconexão entre o consumo urbano e o processo produtivo do açúcar, evidenciando as condições precárias de trabalho e de vida enfrentadas pelos trabalhadores rurais que sustentam a economia canavieira.
Ao descrever os canaviais extensos e a produção açucareira, o poema reforça a ideia de que a monocultura no Brasil contribui para o desenvolvimento sustentável e distribuição equilibrada da renda agrícola.
O poema celebra a pureza e a simplicidade da produção açucareira, enfatizando a importância econômica do açúcar para o Brasil.