Questão
Universidade Católica de Brasília - UCB
2017
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
1750-Gra-Bretanha1162fca7edf
Em 1750, a Grã-Bretanha, pioneira na Revolução Industrial, tinha pouco mais de 5 milhões de habitantes. A partir daí, o processo de crescimento populacional foi rápido. Em 1840, atingira mais de 10 milhões de habitantes. Em 1798, Thomas Robert Malthus (1766-1834) escreveu o Ensaio sobre o princípio da população, em que expôs aquela que ficou conhecida como teoria malthusiana. Ele acreditava que a população tinha potencial de crescimento ilimitado, e a natureza, inversamente, tinha recursos limitados para alimentá-la.

BRANCO, A. L.; LUCCI, E. A.; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado. Volume 3. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

Acerca da teoria de Thomas Malthus e das respectivas implicações na dinâmica populacional mundial, assinale a alternativa correta.
A
Malthus ignorava a capacidade tecnológica da humanidade de elevar a produção de alimentos e a transição demográfica a que estariam sujeitos os países, com a estabilização do número de habitantes do planeta.
B
Para Malthus, a população crescia em uma progressão aritmética, enquanto a produção de alimento ocorria em progressão geométrica.
C
Para Malthus, quanto mais filhos uma família pobre tivesse, maiores seriam as chances de prosperidade pelo trabalho.
D
Malthus propôs medidas, como o aborto e o uso da camisinha, para impedir a tragédia da superpopulação por ele prevista.
E
Karl Marx (1818-1883) concordava e apoiava Malthus nas respectivas ideias. Ele também culpava a população mais pobre pelo caos que viria.