“Futebol não é coisa de mulher”, quantas vezes você já escutou essa frase?
A Copa Feminina de Futebol mostrou a milhares de brasileiros que futebol é coisa de mulher sim
Por muitos anos, o futebol foi um esporte predominantemente praticado por homens, mas, aos poucos, essa realidade está mudando, e as mulheres estão conquistando espaço e ganhando notoriedade pelo mundo. Prova dessa trajetória é a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que acontece de 07 de junho a 07 de julho, na França. O Mundial, que está em sua oitava edição, reúne vinte e quatro equipes, entre elas, algumas estão participando pela primeira vez da competição como a África do Sul, Jamaica, Escócia e Chile. Já a seleção brasileira participou de todas as edições.
Alice Araújo é produtora cultural e mora em Fortaleza. Ela e suas amigas se organizaram para assistirem aos jogos da seleção juntas. Para ela, esse é um momento de fortalecimento das mulheres, seja atleta ou não. “Com a transmissão em canal aberto a seleção feminina teve maior alcance de público. Tiveram mais espaço na mídia e isso reflete também nos patrocínios. E o mais importante, na minha opinião, chegaram nas casas das manas que não têm acesso a canais fechados. É lindo e forte mulheres torcendo por mulheres! E as jogadoras da seleção são guerreiras, com histórias de vida fantásticas! A representatividade de termos a maior artilheira de copas do mundo no nosso time.”
(Adaptado de <https://www.brasildefato.com.br/2019/07/05/futebol-nao-e-coisa-de-mulher-quantas-vezes-voce-ja-escutou-essa-frase> Acesso em 29 jul. 2023)
Ao construir um título baseado em uma fala do senso comum, a autora do texto busca