Em 1822 o Brasil se torna, oficialmente, um Estado Nação independente de sua antiga metrópole portuguesa. Sobre o processo que leva à independência do Brasil, analise as afirmativas abaixo:
I. A consolidação do Brasil independente foi um processo que envolveu a política externa: convencimento e pagamento a Portugal, aceitação da Inglaterra, reconhecimento dos Estados Unidos, ressalvas dos países da América espanhola.
II. A manutenção da Independência após 1822 foi conseguida à custa de muito esforço de guerra. Estando o Brasil ainda sem um exército nacional, foram contratados militares estrangeiros como o inglês Lorde Cochrane.
III. Maranhão, Pará e Bahia se recusaram a aderir à Independência, pois estavam mais próximos comercialmente de Portugal do que do novo país, fator que gerou uma luta interna entre as elites do norte e do sul. Os conflitos terminaram com a vitória das elites sulistas e a manutenção territorial da nação.
IV. Em 1824, aconteceu, na província de Pernambuco, a briga política chamada de Confederação do Equador, atraindo as demais províncias do norte: Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Ceará. O conflito buscava autonomia sem desligamento do poder central do sul.
V. Até 1840, o Brasil recém independente busca se manter territorialmente intacto, lutando militarmente para pacificar regiões de contestações ao poder central.
Estão corretas, apenas: