Em 1850, através da Lei Eusébio de Queirós, O Brasil extinguiu o Tráfico Negreiro, o que representou um golpe para a cultura do café, responsável por grande parte do lucro de nossa exportação. Assinale abaixo a opção que demonstra as principais saídas imediatas encontradas pelos cafeicultores para resolver o problema da mão de obra.
Questão
Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
2013
Fase Única
1850-atraves-Lei54b9261bea
A
A transferéncia de recursos do trâfico para a constru§âo de hidrovias, que funcionavam dnica e exc1usivamente para transportar contingentes de e.scravos negros do nordeste para o sudeste brasileiro.
B
A intensificação do tráfico interprovincial ou inter-regional de escravos e o estímulo ao aumento demográfico dos escravos do sudeste através de prémios em dinheiro às famílias negras cativas com maior número de filhos.
C
A intensificação do tráfico inter-regional e interprovincial de escravos ou a atração da mão de obra livre do exterior.'
D
A intensificação do tráfico inter-regional e interprovincial de indígenas, que eram capturados no norte do país e transportados pelos tropeiros até o sul, onde as fazendas de café necessitavam dessa mão de obra para continuar em funcionamento.
E
A transferência de recursos do tráfico para a de ferrovias que funcionavam única e exclusivamente param transferir contingentes de escravos índios e negros trazidos por contrabando através do Paraguai para as fazendas do sudeste brasileiro.