Em 1850, foi promulgada a Lei Eusébio de Queirós, que determinava o fim do tráfico de escravos africanos para o Brasil. Sobre o contexto que conduziu ao fim do tráfico negreiro para o Brasil, é possível afirmar que, EXCETO:
Questão
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
2013
Fase Única
1850-foi-promulgada391546da66
A
O desenvolvimento industrial, em algumas regiões da Europa, impulsionou as pressões internacionais para o fim do tráfico, que era visto como um dos entraves à ampliação do mercado consumidor para os produtos manufaturados europeus
B
A Lei de Terras, decretada no mesmo ano da Lei Eusébio de Queirós, facilitava o acesso à terra para os ex-escravos e imigrantes, estabelecendo os critérios de compra e venda como os únicos mecanismos legais para a propriedade.
C
A Inglaterra condicionou seu apoio para o reconhecimento da independência política do Brasil ao compromisso com a extinção gradual do tráfico negreiro. Nesse sentido, em 1831, foi promulgada a primeira lei antitráfico, que teve muito mais um efeito “para inglês ver” do que um cumprimento efetivo.
D
Em 1845, a Inglaterra promulgou o Bill Aberdeen, uma lei que autorizava a marinha britânica a capturar navios brasileiros encontrados praticando o comércio de escravos africanos e permitia o julgamento da tripulação do navio por tribunais militares britânicos.
E
Com a lei de 1850, que decretou o fim do tráfico de escravos, aceleraram-se as políticas de incentivo à imigração europeia, visando fixar contingentes brancos em áreas estratégicas e atender a grupos de proprietários na obtenção de mão de obra para a agroexportação.