Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2003
1ª Fase
1864-deu-inicio-Guerra19125ebcd1e
Em 1864, deu-se o início da Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai. [...] Consciente do fato de que o terreno paraguaio consistia em uma série de lodaçais e pântanos praticamente intransponíveis, com poucas elevações e em geral coberta por uma grama alta [...]. Caxias [...] cogitou o uso de balões para obter informações a fim de auxiliar o movimento das tropas no solo. [...]. Sem perder tempo, o governo brasileiro contatou seu cônsul em Nova Iorque, instruindo-o para que contratasse aeronautas capazes, não apenas de operar os balões, mas também de treinar equipagens brasileiras. [...] A falta de limalha de ferro, essencial para a obtenção do hidrogênio, impediu que se utilizasse o maior dos balões trazidos pelos americanos. [...] Pairados cerca de trezentos metros acima do terreno, os aeronautas e oficiais observadores brasileiros tiveram êxito em reconhecer o difícil terreno por onde ocorreria a ofensiva. Mensagens eram jogadas do cesto do balão para a equipe de terra, e chegou-se até a utilizar o telégrafo, o que trouxe maior exatidão e rapidez aos relatos.” 

(Museu e Memorial Marechal Mallet – [email protected]) 

De acordo com o texto e seus conhecimentos, podemos afirmar que
A
o hidrogênio era essencial para que o balão pudesse voar, sendo obtido da reação da limalha de ferro com o hidróxido de sódio. Para baixar o balão, era só liberar uma certa quantidade de hidrogênio até que seu peso se tornasse maior que o empuxo. Por existir um interesse dos Estados Unidos no Estuário do Prata, na Guerra do Paraguai, foram utilizados balões trazidos pelos norte- americanos.
B
na Guerra do Paraguai, tendo em vista as condições geográficas da região, conhecida como Chaco, foram utilizados balões para reconhecimento do terreno. O princípio físico que torna possível a ascensão da aeronave consiste no aumento do volume do balão com gás hidrogênio, que pode ser obtido através da reação da limalha de ferro com o ácido sulfúrico, permitindo a subida porque o empuxo se torna maior que o peso do balão.
C
durante a Guerra do Paraguai, os interesses geopolíticos extrapolaram a América do Sul, atingindo a Europa e os Estados Unidos, como é demonstrado pela tecnologia dos dirigíveis, que se caracteriza pelo emprego da substância composta hidrogênio e da ação de duas forças sobre o balão: o peso e o empuxo. A variação dessas forças pode fazê-lo subir ou descer. 
D
considerando-se o elevado relevo da região paraguaia, palco do conflito da Guerra da Tríplice Aliança, foi indispensável a utilização do reconhecimento aéreo, através do uso de um balão dirigível que mantinha o mesmo volume, mas se tornava mais leve à medida que subia, porque diminuía a pressão atmosférica sobre ele.
E
a técnica do uso dos balões - essencial nesse conflito que envolveu vários países da América Latina e sofreu influência da Inglaterra, temerosa dos progressos e da hegemonia paraguaia no continente – se valia de uma reação química de limalha de ferro com cloreto de sódio, cuja conseqüência era a possibilidade de ascensão da aeronave, uma vez diminuído seu peso.
F
I. R.