Em 1911, Ernest Rutherford, após realizar seu famoso experimento com partículas alfa, formulou seu modelo nucleado para o átomo, propondo a existência de um núcleo de carga positiva muito pequeno e com praticamente toda a massa do átomo. Apesar do grande avanço científico, este modelo tinha alguns problemas de incompatibilidade com a teoria do eletromagnetismo. Posteriormente, Niels Bohr aprimorou este modelo atômico propondo algumas adequações para solucionar os problemas apresentados pelo modelo de Rutherford. Sobre as afirmações apresentadas por Bohr em seu modelo atômico, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
2023
2ª Fase
1911-Ernest-Rutherford828966c68a
A
Os elétrons podem se mover apenas em órbitas circulares específicas, as quais são chamadas de estados estacionários e que estão a certas distâncias do núcleo.
B
Apesar de constantemente acelerados por percorrerem uma órbita circular, os elétrons não perdem energia enquanto permanecem em uma mesma órbita.
C
Quando um elétron muda de órbita, ganha ou perde uma certa quantidade de energia definida por E = hf, onde f é a frequência da radiação absorvida ou emitida (em hertz) e h é a constante de Planck (em J.s).
D
Os elétrons localizados em órbitas mais afastadas do núcleo possuem valores maiores de energia.
E
Prótons e nêutrons estão ligados no núcleo por meio da força nuclear forte.