Questão
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC - MG
2011
Fase Única
1949-Erwin-Chargaff99258a7857
Em 1949, Erwin Chargaff determinou a quantidade de cada tipo de base do DNA de diferentes espécies. Obtendo resultados como os mostrados na tabela abaixo, ele concluiu, a despeito da pequena variação nos resultados, a quantidade A=T e G=C no DNA celular. A isso se denominou Regra de Chargaff. Esses resultados contribuíram para que Watson e Crick determinassem a estrutura molecular do DNA publicada em 25 de abril de 1953 na revista científica Nature.



Analisando-se os dados e considerando-se que as proporções relativas de bases nitrogenadas A+T/ C+G não variam significativamente dentro da mesma espécie, é correto afirmar que, EXCETO:
A
A quantidade A=T e G=C na mesma espécie ocorre pelo fato de o DNA ser composto por duas fitas complementares, onde A pareia com T e C pareia com G.
B
De acordo com a regra de Chargaff, se um organismo celular tem 35% de Timina em seu DNA, ele deve apresentar 15% de Guanina.
C
A levedura e ouriço-do-mar apresentam maior grau de homologia na sequência do seu DNA, indicando maior parentesco evolutivo do que homem e galinha.
D
Se a análise de Chargaff tivesse sido realizada com o RNA celular, não seria de se esperar as mesmas proporções de A=U e C=G.