Em 1949 o ativista pelos animais Leslie J. Cross, preocupado com as diversas definições que as pessoas estavam dando ao termo veganismo e com a consequência de isso gerar confusão sobre o ideal do movimento e tirar sua credibilidade, propôs uma definição objetiva:
“Veganismo é o princípio da emancipação dos animais pela exploração do ser humano.”
Atualmente, a Vegan Society, primeira instituição vegana do mundo, criada por Donald Watson em 1944, da qual Leslie J. Cross foi membro, tem uma definição ainda mais clara:
“O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos os veganos tem em comum, é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.”
Adaptado. Disponível em: https://vegpedia.com/textos-fundamentais/o-que-e-veganismo/
Pensando nas definições de veganismo trazidas pelo texto, é correto afirmar que