Em 1992, uma expedição franco-brasileira de espeleomergulhadores encontrou na gruta do Lago Azul, localizada em Bonito, no Mato Grosso do Sul, fósseis de um tigre dentes-de-sabre que viveu durante o período geológico do Pleistoceno – 6.000 a 10.000 anos atrás. Os tigres dentes-de-sabre (smilodon populator )eram predadores corpulentos, fortes, com imensos caninos; colonizaram quase todos os continentes, até serem extintos. Em estudos recentes, pesquisadores obtiveram o DNA mitocondrial de duas espécies deles, smilodon populator o , comum no Brasil, e o Homotherium serum , da América do Norte. Depois, compararam as "letras" químicas do DNA mitocondrial com as de vários felinos vivos,como leões, jaguatiricas e guepardos.

A partir dessa análise, foi montada a árvore filogenética de alguns carnívoros, representada pela imagem a seguir.

A partir da leitura dessa árvore, surgiram as seguintes afirmações.
I. - Na história evolutiva, os tigres dentes-de-sabre (Smilodon populator ) tiveram ancestral comum com a jaguatirica (Leopardus pardalis ).
II. - Os tigres dentes-de-sabre, hoje extintos, descendem de tigres (Panthera tigris ).
III. - Não existe relação de parentesco entre gato (Felis silvestris catus ) e dentes-de-sabre (Smilodon populator ).
IV. -A partir das comparações entre os DNA desses carnívoros, espera-se que exista maior semelhança entre leão (Panthera leo ) e tigre (Panthera tigris ) do que entre hiena (Crocuta crocuta ) e tigre dentes-de-sabre (Smilodon populator ).
Em relação a essas afirmações, assinale a alternativa correta.