Questão
Universidade de Fortaleza - UNIFOR
2015
1ª Fase
2001-meio-crise91f94da99e
Em 2001, em meio a uma crise econômica e política, a Argentina anunciou um calote em sua dívida pública, que era de cerca de US$ 100 bilhões. As pessoas, empresas e os fundos que tinham títulos da dívida (ou seja, que haviam emprestado dinheiro para o governo) deixaram de receber os rendimentos deles e foram impedidas de resgatar os investimentos. Em 2005, o então presidente Néstor Kirchner ofereceu aos prejudicados pagamentos com descontos acima de 70% e parcelados em 30 anos.

A propósito da crise da dívida argentina, é CORRETO afirmar que
A
ao todo, 92,4% dos credores da Argentina aceitaram as condições oferecidas pelo Presidente Néstor Kirchner.
B
os credores da Argentina que não aceitaram as condições oferecidas para o pagamento da dívida juntaram-se, para se fortalecer, e formaram os chamados “fundos abutres”.
C
o calote da dívida argentina, ocorrido em meados de 2014, deveu-se à opção do governo de privilegiar a dívida dos “fundos abutres”, mais cara, em detrimento da dívida estruturada.
D
o governo argentino recorreu à Suprema Corte dos Estados Unidos, onde estão sediados os “fundos abutres”, e foi autorizada a suspender o pagamento a esses credores.
E
o acirramento das disputas judiciais da Argentina com outros parceiros tem contribuído para fortalecer e incrementar as relações comerciais daquele país com o Brasil.