Questão
Simulado UNESP
2022
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
2020-Amazonia-sofreu657cfcf860
Em 2020, a Amazônia sofreu um desmatamento recorde. Foram mais de 8 mil quilômetros quadrados de destruição, o que representa um aumento de 30% em relação a 2019. Os incêndios e suas consequências puderam ser vistos até mesmo do espaço, conforme mostram as imagens de satélite obtidas pela Nasa. 



Sobre os incêndios florestais e o desmatamento na Amazônia, é correto afirmar:
A
As principais causas dos incêndios na Amazônia estão relacionadas a coivara, uma técnica agrícola tradicional utilizada em comunidades tradicionais como quilombolas, indígenas e ribeirinhas que tem o fogo como instrumento para limpar a área agricultável.  
 
B
Os incêndios e desmatamento na região amazônica estão concentrados na Amazônia boliviana. A falta de fiscalização do governo boliviano tem facilitado o desmatamento ilegal e trazidos sérios prejuízos ambientais.  
 
C
As queimadas na Amazônia ocorrem principalmente em decorrência do desmatamento para a expansão das fronteiras agrícolas. A vegetação é derrubada e deixada para secar ao sol. Em seguida, o fogo é utilizado para queimar a vegetação. A queima possui a função de preparar a área desmatada. 
 
D
O desmatamento na Amazônia pela prática de incêndios criminosos, tem provocado severos problemas ambientais para a bacia hidrográfica amazônica, transformando os principais afluentes do Amazonas em rios perenes.  
 
E
A fumaça dos incêndios florestais impede o deslocamento da massa equatorial continental. Dessa maneira, os gases poluentes ficam concentrados na atmosfera e elevam os índices de poluição nas cidades da região norte, como Belém e Manaus.