Questão
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2017
Fase Única
25-agosto-1961-Janio725687b40f
Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros, subitamente renunciou à Presidência da República. O Vice-Presidente João Goulart, estava em viagem à China, mas quando voltou ao Brasil não pode assumiu a Presidência, pois os ministros militares solicitaram ao Congresso que aprovasse a manutenção do presidente interino Ranieri Mazzilli no poder, impedindo desse modo a posse do Vice-Presidente. 
 
Sobre o impedimento da posse do Vice-Presidente na Presidência da República, assinale a alternativa CORRETA.
A
O Vice-Presidente João Goulart não teria tido nenhum voto nas eleições de 1961, portanto, era “ilegítimo”, para tomar posse como Presidente da República. 
B
Os ministros militares alegavam que João Goulart estava comprometido com interesses comunistas, o que seria inconveniente para o Brasil por motivos de “segurança nacional”.  
C
O então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, organizou a “Voz da Legalidade”, uma rede de rádio carioca para angariar apoio para João Goulart. 
D
De volta da China comunista, em agosto de 1961, João Goulart condenou a agressiva política norteamericana em relação a Cuba do ditador Fidel Castro. 
E
Impedido de tomar posse com a renúncia de Jânio Quadros, João Goulart foi empossado na Presidência República, em 13 de março de 1964, mas, sob o regime Parlamentarista.