Questão
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
2011
Fase Única
311-imperador-Galerio9669b9e541
“Em 311, o imperador Galério, perseguidor encarniçado, reconheceu o fracasso de uma perseguição que, por mais sangrenta que tenha sido, não havia conseguido erradicar o cristianismo. Realista, mas sem remorsos, decide dar mostra de “indulgência”. Concede o direito de ser cristão, de reconstruir os locais de reunião, acrescentando: “Os cristãos deverão orar a seu Deus por nossa salvação, a do Estado e a deles”.”

THELAMON, F. Perseguidos, mas submetidos ao Império Romano. In: CORBIN, Alain (org.). História do Cristianismo.

Considerando o texto acima, sobre as relações entre cristianismo e Império Romano, no século IV, assinale a alternativa correta.
A
Os cristãos, em maior número e liderados pelo Papa Sérgio I, organizaram exércitos fortemente armados e pressionaram o Império Romano a conceder a liberdade de culto.
B
O imperador Galério, ao reconhecer a importância sociopolítica do cristianismo, antecipou ações que seriam oficialmente estabelecidas pelos governos imperiais de Constantino e de Teodósio.
C
O imperador Galério, após converter-se ao cristianismo, fez de sua religião a base política do Império Romano durante a intensa crise sociopolítica do século IV.
D
Os cristãos resistiram de várias maneiras às perseguições romanas, cedendo, porém, às pressões do imperador Galério, com quem estabeleceram um acordo que tornou o cristianismo a religião oficial do Império Romano, acordo corroborado posteriormente pelo imperador Constantino.
E
As perseguições aos cristãos começaram no século III e se estenderam até o início do século IV, quando o imperador Galério interrompeu-as por reconhecer a força sociopolítica do cristianismo.