Questão
Universidade Católica de Brasília - UCB
2018
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
4-abril-1968-ha-508389999b60
Em 4 de abril de 1968, há 50 anos, era assassinado o líder do movimento dos direitos civis Martin Luther King Jr. Pastor da Igreja Batista, Luther King se notabilizou por lutar pelos direitos civis dos negros estadunidenses, que sofriam com as leis de segregação racial vigentes naquele país que sempre se orgulhou de ser “democrático”.

Disponível em: <https://jornal.usp.br>. Acesso em: 4 abr. 2018, com adaptações.

Em relação à luta protagonizada por Martin Luther King nos Estados Unidos da América (EUA), assinale a alternativa correta.
A
A vitória de Martin Luther King sobre o preconceito e o racismo levou os negros a desfrutarem da mesma condição socioeconômica que os brancos.
B
Entre os argumentos defendidos por Martin Luther King, estava a reivindicação dos negros norte-americanos por uma indenização financeira a ser paga pelo Estado, em razão da violação do direito de liberdade dos negros durante a escravidão.
C
Martin Luther King se formou padre aos 35 anos de idade e usou a respectiva influência na igreja católica para fazer pregações políticas e empreender a própria luta.
D
Martin Luther King foi o primeiro negro a vencer uma eleição nos EUA. Elegeu-se prefeito da cidade de Atlanta, em 1963.
E
Martin Luther King adotou uma política pacifista, inspirada na política de “não violência” praticada por Gandhi na Índia.