“Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. (…) a
história desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS: o constate confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chama da ‘Guerra Fria’ ”.
(HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos – o breve céculo XX 1914-1991, p. 223).
Sobre a Guerra Fria considere apenas as afirmativas corretas:
I – As armas nucleares deram a tônica desse período, figurando como ameaças constantes entre as duas superpotências, embora quase sempre sem a intenção de cumpri-las.
II – Esse período é marcado pelo envolvimento dos Estados Unidos e União Soviética em diversas conflitos regionais nos quais, estes financiavam grupos e ações locais numa disputa territorial, exemplo disse, foi o apoio dos EUA à implantação das Ditaduras na América Latina.
III – O conflito entre as duas potências tinha o caráter meramente econômico uma vez que, ideologicamente, suas posições eram bastante semelhantes.
IV – A Crise dos Mísseis Cubanos, também conhecida como a Crise de Outubro, marcou um acirrado conflito entre EUA e URSS, que desencadeou a Revolução Cubana e fez de Cuba o primeiro país Comunista no Caribe.
V – A Guerra Fria perdurou até início dos anos 2000 quando, o ataque das Torres Gêmeas em 2001, projetou no cenário um novo problema político relacionados aos ataques terroristas e o rearranjo na geopolítica mundial entre oriente e ocidente.
São corretas: