Questão
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
2022
Fase Única
7bd336d56e39b89c08744726

Leia o texto.

“Torna-se claro na leitura do Mayflower Compact (acordo firmado pelos colonos a bordo do navio Mayflower, em 1620, que se tornaria base para a constituição do primeiro sistema de governo em solo norte-americano), que a viagem ao Novo Mundo, bem como o estabelecimento de um arranjo político para administrar o empreendimento, era tarefa subordinada primeiramente a Deus e à fé cristã, e apenas subsidiariamente ao poder secular do rei da Inglaterra. Segundo o texto do acordo, a colônia seria fundada ‘para a glória de Deus e o avanço da fé cristã, e a honra de nosso rei e nosso país’. Um sistema religioso (e um propósito espiritual) precedia a ordem política.”

FONSECA, Carlos da. Deus está do nosso lado: excepcionalismo e religião nos EUA. Rio de Janeiro. Contexto Int. v. 29, n. 1, jun. 2007. p. 161.

Sobre a colonização da América Inglesa é CORRETO afirmar que:

A

O sistema religioso e o propósito espiritual que orientaram a formação das 13 Colônias no território que hoje faz parte dos Estados Unidos eram, respectivamente, o puritanismo e a missão de criar a nação mais excepcional do mundo.

B

A despeito dos interesses expressos no Mayflower Compact, o que vigorou nas 13 Colônias e mesmo após a expansão para o Oeste foi uma colonização por exploração semelhante às implementadas na América Portuguesa e na América Espanhola.

C

As ideias expressas no Mayflower Compact não produziram efeitos sobre os projetos expansionistas verificados na expansão para o Oeste e na doutrina do Destino Manifesto, ficando restritas à formação inicial das 13 Colônias.

D

A adoção do sistema de plantation no conjunto das 13 Colônias foi orientada pelo acordo entre as monarquias absolutistas europeias e a Igreja Católica com vistas ao desenvolvimento de uma grande nação agrário- exportadora e católica.

E

As ideias expressas no Mayflower Compact fizeram com que nas 13 Colônias apenas a mão-de-obra livre e assalariada fosse adotada, sendo a escravização de africanos restrita aos contextos da América Portuguesa e da América Espanhola.