Questão
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2010
Fase Única
AbelhasAs-abelhas-sa23379950444
Abelhas

As abelhas são insetos sociais. Os indivíduos que vivem nas colmeias se dividem em três castas: rainha, operárias e zangões.

A maioria das abelhas de uma colmeia é formada por fêmeas: 1 rainha e cerca de 5.000 a 100.000 operárias. Os machos - os zangões - são encontrados em um número máximo de 400 indivíduos.

A rainha é quase duas vezes maior que as operárias e é a única fêmea fértil da colmeia, com um sistema reprodutivo bastante desenvolvido. Ela coloca cerca de 2.500 ovos por dia! Os ovos fertilizados produzem operárias e rainhas. Ovos não fertilizados se desenvolvem em zangões.

O que determina se o ovo formará uma rainha ou uma operária é o alimento oferecido à larva originada do próprio ovo. As larvas que se alimentam exclusivamente de geleia real se desenvolvem em rainhas. As que se alimentam de geleia de operária, contendo menos açúcar do que a geleia real, mais mel e pólen, transformam-se em operárias.

A rainha mantém a ordem social por meio da liberação de substâncias químicas, os feromônios, que informam os outros membros da colônia que ela está ativa e presente, além de inibir a produção de novas rainhas.

(http://educacao.uol.com.br/ciencias/abelhas2.jhtm)

Os cromossomos de uma célula nervosa da abelha rainha de uma determinada espécie foram fotografados e organizados em um cariótipo apresentado a seguir.



O número de moléculas de DNA em um núcleo de uma célula somática de cada casta de abelhas dessa espécie é
A
Rainhas: 16. Zangões: 16. Operárias: 16
B
Rainhas: 32. Zangões: 32. Operárias: 32
C
Rainhas: 32. Zangões: 16. Operárias: 32
D
Rainhas: 2. Zangões: 1. Operárias: 2
E
Rainhas: 1. Zangões: 1. Operárias: 1