Questão
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2017
Fase Única
Afirma-com-correca5df48798c





Afirma-se com correção: o autor 
A
critica publicações, como jornais e revistas, que aparecem em intervalos fixos ou regulares, por exigirem dos cronistas análises consistentes sobre o que acontece no dia a dia do universo em que os periódicos circulam, como se nota em Difícil é ser cronista regular de algum periódico.
B
defende que, hoje, os cronistas estão mais bem preparados para exercer sua profissão, pois assumem atitude mais crítica do que nostálgica, o que justifica a maior preocupação deles com o seu presente do que com o seu passado (os jovens cronistas dos jornais abordam criticamente os rumores contemporâneos).
C
ressalta a importância de um bom assunto para a concepção de uma boa crônica, reprovando fontes tradicionais de inspiração, como a Bíblia, por exemplo, pela dificuldade de atualização de seus temas, e exaltando as mais modernas, como o Google, que oferece informações várias sobre a matéria escolhida.
D
compõe seu texto valendo-se de formas que sugerem as sensações experimentadas pelo cronista em sua procura de assunto, como, por exemplo, indagações que exprimem dúvida ou inquietação – Mas como atualizar o interesse em tudo isso? − , ou expressões que indiciam esperança – Sim, a internet!
E
demonstra a necessidade de cronistas estarem sempre atentos à atualização, quer no que se refere aos temas, quer quanto às formas de difusão de seus textos, pois a modernização é o fator predominante na preservação desse tipo de profissional, como comprovam os blogs de cronistas.